Mao Tsé Tung dizia que “não importa a cor do gato, desde que ele cace o rato”. Lembrei-me desta frase do líder chinês a propósito das movimentações de mercado que por aí andam, as negociações que estão em curso e a surpresa (de Pirro) que, a efetivar-se, já muitos qualificam como a compra da década, que poderá mudar o sector da mediação imobiliária em Portugal. Opinião de Francisco Mota Ferreira.
Analisar a viabilidade económica de um terreno (ou edifício existente para renovar/reabilitar) e definir a sua melhor utilização é uma tarefa imprescindível quando nos referimos à atividade de Promoção Imobiliária. Opinião de André Casaca, Consultor & Promotor Imobiliário.
Admito que posso estar erradíssimo na análise que vou fazer, mas sou só eu que acho que este programa Arrendar para Subarrendar tem todos os ingredientes para correr mal? Opinião de Francisco Mota Ferreira.
Confesso-vos que, apesar de tudo o que temos lido e visto sobre o drama da Habitação em Portugal, chego, por vezes a pensar que, quem tem a responsabilidade de conduzir os destinos aqui da nossa chafarica, deve achar que, se adoptar uma estratégia de avestruz ou se se limitar a assobiar para o lado, a coisa vai passar por milagre. Opinião Francisco Mota Ferreira.
O Marketing Imobiliário, para além de possuir várias especificidades, permite-nos selecionar o nosso segmento, definir a forma como queremos ser percecionados por este público-alvo, o nosso posicionamento, e definir toda a estratégia de marketing que permitirá implementar e medir o sucesso da mesma. Opinião de Bruno Coelho, Professor de Marketing na ESAI e Co-CEO do Grupo Zome Pr1me.
Sobre sustentabilidade, a pergunta mais frequente, nomeadamente para as pequenas e médias empresas: “Como podemos investir em sustentabilidade sem recursos para tal”? Opinião de Joana Fernandes.
Parte II: A falta de mão de obra qualificada. Opinião de João Sousa, CEO da JPS Group.
O dinheiro e o potencial de ganhos que se pode ter no imobiliário é um dos atractivos e apelos que as marcas e as agências fazem uso para tentar mostrar que será com eles que os consultores vão atingir a senda de sucesso e serem, se não bilionários, pelo menos milionários. Opinião de Francisco Mota Ferreira.
'Eventuais benefícios de curto prazo são facilmente superados por consequências de médio e longo prazo que podem implicar, além da deterioração da reputação e respetivo impacto no negócio e nos intervenientes, suspensão ou anulação de licenças profissionais, multas ou coimas e, no limite, processos criminais'. Bruno de Carvalho Matos.
É fundamental para os investidores a uniformização dos sistemas de classificação ESG. Opinião de Joana Fernandes.