Pretende-se antecipar e mitigar riscos previsíveis e reduzir a exposição a fatores imprevisíveis, concentrando recursos e medidas nos pontos críticos sobre os quais temos influência. Opinião de Bruno de Carvalho Matos.
Uma das principais queixas dos gestores de edifícios é: “Temos muitos dados, mas não temos decisões.” A IA ajuda a resolver este problema, fornecendo informações acionáveis específicas. Opinião de Mojtaba Kamarlouei, CTO e Co-fundador da Builtrix.
Talvez esteja na altura de deixarmos os anos 90 onde pertencem - nas memórias, na música e nas fotografias - e começarmos a vender casas com as ferramentas do presente. Opinião de Diogo Mendes, Diretor de Marketing da imovendo.
Se continuarmos neste ritmo de degradação ambiental, em 2050 precisaremos de três planetas para sustentar a população, um cenário crítico que pode levar a uma sexta extinção em massa. Opinião de João Sousa, CEO JPS Group.
Poucos exemplos ilustram tão bem o potencial transformador dessa abordagem como o modelo dos Superblocks (ou Superilles) de Barcelona, criado por Salvador Rueda. Opinião de Gonçalo Carvalho Miguel, Laplace Real Estate Intelligence.
As manifestações são ruidosas, mas o mercado continua impiedoso. Se, de um lado, se grita por justiça habitacional, do outro são cheques milionários a trocarem de mãos — tanto na compra, como na venda ou no arrendamento. Opinião de Francisco Mota Ferreira.
Como todos sabemos, faltam casas, mas sobram edifícios comerciais vazios. Por haver esse suposto excesso de oferta, a conversão de escritórios, lojas e armazéns em habitação aparece, assim, como uma proposta quase óbvia. Opinião de Francisco Mota Ferreira.
O interior não precisa de ser um parque temático rural para turistas urbanos. Pode – e deve – ser uma alternativa habitacional real. Opinião de Francisco Mota Ferreira.
Seria trágico que, em pleno século XXI, os Portugueses continuassem a migrar apenas para as grandes cidades ou para o litoral, quando a tecnologia lhes dá as ferramentas para trabalhar em qualquer lugar. Opinião Francisco Mota Ferreira.
Uma cidade sustentável não é um luxo escandinavo, é um plano possível, desde que haja vontade, critério e algum bom senso. Opinião de Paulo Brehm, consultor de sustentabilidade.