Devemos ter em mente que o facto de o Banco Central ter demorado tanto tempo a reagir à inflação terá consequências no futuro. Neste caso em concreto significa que, provavelmente, as taxas de juro deverão subir mais do que o esperado e deverão ficar altas por mais tempo, levando a que as famílias e as empresas tenham problemas de liquidez. Opinião de Vitor Madeira, analista XTB.
Porque é que o preço das casas é elevado? A resposta é muito simples. Porque o custo de produzir uma casa é elevado. É só fazer as contas apresentando um exercício que demonstre (aproximadamente) o custo atual de construir uma casa. A Opinião de André Casaca.
No início, como muitos de vós saberão, não é nada fácil. É, por isso, uma enorme parvoíce não recorrer a quem, à partida gosta e confia em nós, para nos ajudar no caminho que iniciámos. Muitos não conseguem passara barreira da vergonha e do insucesso e, ao fim de alguns meses, a bater com a cabeça na parede, abandonam a profissão e o sector. Opinião de Francisco Mota Ferreira.
A APFIPP – Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónios é a representante das Gestoras de Organismos de Investimento Imobiliário (OII) e das Gestoras de Fundos de Pensões. Daí, naturalmente, que seja importante refletir sobre a sua posição.
O património do Estado devoluto, em metros quadrados, corresponde a mais de um ano da reposição residencial necessária. Opinião de Rafael Ascenso, Director Geral da Porta da Frente Christie’s.
Cada vez mais, acredito que é importante existir sangue novo no imobiliário. E, de preferência, que as marcas e as agências sejam cada vez mais frequentadas por pessoas diferentes, abertas e disponíveis, que sejam sérias e que deem uma lufada de ar fresco. Opinião de Francisco Mota Ferreira.
Comprar imóveis “topo de gama” no exterior é também, um investimento seguro e uma forma de aumentar património e, Portugal, tornou-se uma opção popular para pais que procuram comprar propriedades de luxo para deixar aos seus filhos. Adriano Nogueira Pinto, Diretor Coordenador Nacional da DS PRIVATE.
A “crise da habitação” em Portugal é uma calamidade, tal como calamidade será a implementação da solução encontrada pelo governo. A falta de habitação e de habitação digna, na sua dimensão social, é uma obrigação do Estado Português e aqui chegámos, exclusivamente pela soma da incompetência dos executivos, desde 1995. Opinião de José Jorge Paraíso, Managing Director Kalam Portugal.
É importante aceitar que nem todos podem ou devem viver em Lisboa. Não faz sentido criar pressão para que todos vivam dentro da cidade, o que acaba por gerar a falta de imóveis e preços elevados. Opinião de José Rodrigues dos Santos, CEO da Habita Mais.
Lembrei-me deste título e deste livro quando, recentemente numa tertúlia com malta ligada ao imobiliário lá vieram algumas das histórias mais escabrosas que recorrentemente os consultores imobiliários são confrontados. Depois de ouvir algumas desventuras, acho que quem lida com o imobiliário tem de começar a aprender, de forma subtil, a capacidade de saber dizer que se f*oda. Francisco Mota Ferreira.