O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, anunciou hoje o lançamento de um pacote de 85 milhões de euros (M€) para investir nos bairros municipais.
A Câmara de Lisboa defende que as medidas do programa Mais Habitação, apresentado pelo Governo, “devem ser reavaliadas”, por considerar que o Estado “exige dos privados” sem dar o exemplo.
Em Fevereiro, a taxa de juro implícita no conjunto dos contratos de crédito à habitação foi 2,532%, o valor mais elevado desde Março de 2012, traduzindo uma subida de 34,9 pontos base face a Janeiro - INE.
O Presidente da República prometeu hoje decidir com urgência sobre as primeiras medidas do pacote da habitação sob forma de decreto-lei que o Governo considere que devem entrar em vigor mais rapidamente.
O Conselho de Ministros aprovou hoje a bonificação dos juros para créditos habitação, uma medida que vigorará, para já, até ao final do ano, podendo vir a ser renovada, disse hoje o primeiro-ministro, António Costa.
O Mais Habitação acaba com a redução da taxa de IRS a cada renovação nos contratos de arrendamento com duração até 5 anos, prevendo uma taxa inicial mais reduzida do que a que actualmente é aplicada.
Neste momento, já existem bancos a oferecer spreads de 0,75% no crédito habitação, indica o Doutor Finanças.
Todos os jovens elegíveis que concorreram ao programa de arrendamento Porta 65 foram abrangidos em 2022, o que aconteceu pela primeira vez desde que o programa foi criado, garantiu Marina Gonçalves.
A vice-presidente da autarquia, Sónia Paixão (PS), afirma que o município vai ter tolerância zero à construção de novas “barracas” no concelho e assegurou que só serão realojadas famílias que cumpram os requisitos.
O PSD leva hoje a votos no parlamento cinco diplomas na área da habitação e ainda outros do Chega, BE, PCP e Livre, com votação de um total de 13 diplomas no final da discussão.