Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Habitação
Arrendamento: há 17 famílias interessadas por cada casa anunciada no Idealista

Foto de fundo: ZfO OloscI em Unsplash

Arrendamento: há 17 famílias interessadas por cada casa anunciada no Idealista

8 de agosto de 2025

Apesar do aumento de 3,5% nos preços das rendas em Portugal no segundo trimestre de 2025, a procura por casas para arrendar continua alta, com uma média de 17 contactos por anúncio no idealista - refere aquele portal de referência. No entanto, este número representa uma diminuição de 45% em relação ao mesmo período de 2024, quando cada anúncio recebia, em média, 32 contactos.

Os dados, revelados por uma análise do idealista, indicam um ligeiro arrefecimento na corrida ao arrendamento, mas a pressão sobre o mercado permanece significativa.

Ruben Marques, porta-voz do idealista, explica que "apesar de uma ligeira diminuição no número de contactos desde o início do ano, a procura por anúncios de arrendamento continua elevada. Esse abrandamento não reflecte, necessariamente, uma quebra no interesse das famílias, mas sim um acréscimo na disponibilidade de imóveis para arrendar. Ainda assim, os valores praticados mantêm-se altos e permanecem inacessíveis para grande parte da população portuguesa.”


Portalegre lidera a procura

A cidade de Portalegre destaca-se como a mais procurada, com uma média de 53 contactos por anúncio. Seguem-se Faro (33), Évora (32) e Ponta Delgada (30). Porto (8) e Coimbra (7) registaram o menor interesse por parte dos arrendatários.

A análise revela ainda que a média de contactos por anúncio diminuiu em 18 capitais de distrito/região autónoma, com Coimbra (-73%), Porto (-62%) e Viseu (-56%) a registarem as maiores quedas. Em contrapartida, Guarda (+40%) e Funchal (+7%) foram as únicas cidades onde a procura aumentou.


Análise de Dados do idealista/data

Os dados foram recolhidos e analisados pelo idealista/data, a proptech do idealista, que utiliza a sua vasta base de dados e outras fontes públicas e privadas para fornecer informações e análises de mercado a profissionais do sector imobiliário.