Comprar casa na rua mais cara de Portugal custou, em média, 8.106.364 euros, em Julho. Este é, pelo menos, o valor pedido pelos proprietários da Urbanização Quinta do Lago, em Almancil, no Algarve, diz o idealista.
Apesar do aumento de 3,5% nos preços das rendas em Portugal no segundo trimestre de 2025, a procura por casas para arrendar continua alta...
O esforço financeiro exigido para arrendar uma casa em Portugal aumentou para 83% no 2.º trimestre, face ao mesmo período de 2024. Na compra de habitação, a taxa de esforço nacional manteve-se estável nos 71%.
Os preços das casas para arrendar em Portugal aumentaram 2,4% em Julho face ao mesmo mês no ano anterior. No entanto, em relação à variação trimestral, as rendas das casas desceram 1%, revela o índice de preços do idealista.
Os preços das casas em Portugal subiram 8,5% em Julho face ao mesmo mês de 2024. Segundo o índice de preços do idealista, comprar casa tinha um custo de 2.926 euros por metro quadrado (euros/m2) no final do mês de Julho, tendo em conta o valor mediano.
A procura por casas para arrendar em Portugal está a concentrar-se nos concelhos periféricos das grandes cidades, com destaque para a Grande Lisboa.
Entre Abril e Junho de 2025, foram colocadas à venda mais de 14 mil moradias de luxo junto ao mar em Portugal, segundo análise do Idealista baseada nos dados do portal.
Cerca de 5% das casas anunciadas no idealista durante o segundo trimestre de 2025 estiveram menos de 24 horas no mercado. Ainda assim, os valores variam consoante o intervalo de preço das casas.
9% das casas à venda no Idealista em junho foram vendidas em menos de uma semana, confirmando a tendência de “vendas expresso” no mercado imobiliário.
O "stock" do parque habitacional português disponível à venda no segundo trimestre desceu 15,7%, face ao que estava disponível no mesmo período de 2024, segundo os dados analisados pelo idealista.