Dos 25 municípios mais baratos para arrendar casa em Portugal, Castelo Branco ocupa o 1.º lugar. Os proprietários deste município pedem, em termos medianos, 6,8 euros/m2, sendo este o m2 mais barato do país.
A rentabilidade bruta da compra de uma casa em Portugal para colocá-la para arrendar foi de 6,9% no 2º trimestre, uns 0,3 p.p. inferior à calculada para o mesmo período de 2024 (7,2%), segundo o idealista.
Lisboa mantém-se como a cidade mais cara para arrendar, enquanto Portalegre é o distrito mais económico - refere Índice do Idealista.
O crescimento dos preços das habitações mais caras do mercado português atingiu os 17% em termos homólogos no mês de Maio, revela o idealista.
A Autoridade da Concorrência (AdC) informou hoje que o negócio da compra da Portal47 pelo Idealista “suscita sérias dúvidas”.
Os preços das casas para arrendar em Portugal aumentaram 4,4% em Maio face ao mesmo mês no ano anterior. Segundo o idealista, arrendar casa tinha um custo de 16,8 euros/m2, tendo em conta o valor mediano. Já em relação à variação trimestral, as rendas das casas subiram 2,4%.
Os preços das casas em Portugal subiram 7,4% em Maio face ao mesmo mês de 2024. Segundo o idealista, comprar casa tinha um custo de 2.851 euros/m2 no final do mês de Maio, tendo em conta o valor mediano. Já em relação à variação trimestral, os preços subiram 4%.
Apesar do aumento de 4,6% no preço das rendas em Portugal em 2025, os anúncios de casas para arrendar no idealista receberam, em média, 21 contactos no primeiro trimestre de 2025 antes de serem retirados.
Cerca de 9% das casas anunciadas no idealista durante o primeiro trimestre de 2025 estiveram menos de 24 horas no mercado, segundo a análise realizada por este portal imobiliário.
A oferta de quartos para arrendar em casa partilhada subiu 91% no primeiro trimestre de 2025, em comparação com o ano anterior, segundo análise publicada pelo idealista. Apesar de existirem mais quartos para arrendar, os preços subiram 4% num ano.