Até 2050, todos os edifícios terão de ser renovados. Segundo os censos 2021 possuímos 3.573.415 edifícios de habitação, ao ritmo de 70 mil candidaturas, precisamos de 50 anos. Não vamos lá só com apoios, defende Bento Aires da Porto Business School.
Com as recentes notícias de queda de vendas e de preços das casas em alguns mercados europeus, os sinais de alarme soaram em Portugal mas Rui Torgal, CEO da ERA Portugal garante que não há motivo para preocupação.
Diogo Lopes da Costa há cerca de três anos fundou a A&D Consulting, uma empresa que tem a capacidade de agarrar num projecto e fazer todo o acompanhamento até ao consumidor final e que segundo o seu responsável, se distingue porque fornecer um serviço feito à medida dos seus clientes.
Gonçalo Byrne, presidente da Ordem dos Arquitectos admite que os arquitectos têm pela frente enormes e exigentes desafios para ultrapassar. São os que ganham menos em relação ao resto da Europa mas precisam de começar a abrir portas e a saber dialogar com todos.
Com a pandemia descobriu-se a 'magia' das compras online mas também se percebeu que as entregas não eram fáceis nem céleres, foi assim que nasceu a Batch.
John McCoy, CEO da ProprHome, refere que Portugal é um dos mercados imobiliários mais dinâmicos da Europa mas admite que tem ainda muito para evoluir, sobretudo quando temos um salário médio mensal de 1.100 euros quando o custo médio de um quarto em Lisboa é hoje de cerca de 1.000 euros.
A densidade de pontos de carregamento em Portugal é das melhores da Europa, todavia há muito trabalho a fazer, avança José Maria Sacadura, fundador e general manager da Powerdot.
Sandra Bértolo Fragoso, gestora do Salão Imobiiário de Portugal - SIL, admite que o sector tem demonstrado resiliência e a prova disso é a forte adesão das empresas ao SIL e de investidores internacionais.
Filipe Lourenço, CEO da Private Luxury Real Estate admite que se banalizou a palavra ‘luxo’ e acima de tudo, existe falta de critérios e de análises sérias do que é um imóvel de luxo.
A Corum, sociedade francesa, já possui um portefólio de cerca de 100 milhões de euros em activos em Portugal, distribuídos por um total de 15 edifícios mas não vai ficar por aqui. Apesar da conjuntura económica, Miguel Valente Bento, Senior Investment Manager da Corum, admite chegar aos 130 milhões em Portugal no início de 2024.