Apesar dos seus 11,4 milhões de habitantes, São Paulo ainda tem espaço para crescer. A cidade está a ganhar novas centralidades e novos bairros. Gustavo Garrido, presidente da AsBEA São Paulo, admite que ainda existe um déficit habitacional.
Depois de comprar a Architect Your Home do Reino Unido, Mariana Morgado Pedroso, Directora Geral do Architect Your Home Portugal e Reino Unido, quer criar novos pólos AYH em vários países.
Já investiram mais de 200 milhões de euros em Portugal e estão investir mais 80 milhões, a promotora luso suiça Mexto Property continua empenhada em investir em Portugal, sobretudo em novas localizações.
A ESAI lança a 4ª edição do MBA em Gestão em Mediação Imobiliária, único no país e que tem como objectivo que os profissionais do sector se profissionalizem e se diferenciem dos demais.
Francisco Horta e Costa, Managing Director na CBRE Portugal, admite que a instabilidade adia decisões de investimento, mas também se geram boas oportunidades e há investidores que se estão a posicionar para tirarem partido desse contexto de mercado.
Para Jorge Costa, COO da Quintela + Penalva | Knight Frank, o mercado de luxo continuará a ser uma aposta segura pois ainda tem muito por onde crescer, nomeadamente o mercado das branded residence.
"Esta desaceleração pode ser justificada com a redução das medidas fiscais de estímulo ao investimento, taxas de juro elevadas, restrição do acesso a financiamento e perda do poder de compra das famílias", avança David Carapinha, CEO & Founder da Home Tailors Real Estate.
"Acreditamos que a procura por produtos verdadeiramente excepcionais continuará a aumentar e a acompanhar o desenvolvimento deste segmento no país", admite João Cìlia, CEO da Porta da Frente Christie’s.
Mariana Morgado Pedroso, Directora Geral da Architect Your Home, considera que a adaptação ao Simplex Urbanístico irá durar vários anos, mas este primeiro impacto é um momento de viragem para o mercado.
José Rui Meneses e Castro, Partner da MAP Engenharia admite que o mercado imobiliário tem sido resilente mas a longo prazo pode sofrer consequências com a saída dos jovens portugueses do país.