CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
mediaçãoimobiliária

Julie Lefebvre e Bruno Coelho

Continua a faltar um regime jurídico que regule a actividade da mediação imobiliária

21 de março de 2024

A formação no imobiliário é uma das prioridades deste sector que apela diariamente para a subida na qualidade dos seus profissionais. A ESAI - Escola Superior de Actividades Imobiliárias tem vindo a contribuir nas últimas décadas para isso e é já em Abril que vai dar início à 4ª edição do MBA de Gestão e Mediação Imobiliária.  A nova edição vai decorrer aos sábados, das 9h30 até às 18h, tem início no dia 6 de Abril e já tem inscrições abertas. 

Para a ESAI, a nova edição deste MBA, único no país, deve-se sobretudo à necessidade da Mediação Imobiliária ter formação profissional ao nível do Ensino Superior, sendo que é um dos sectores de maior crescimento em Portugal nos últimos anos. "Com um consumidor cada ver mais informado e uma concorrência crescente é imperativo que os profissionais do sector se profissionalizem e se diferenciem dos demais".

Os objetivos do MBA de Gestão e Mediação Imobiliária são:

– Dotar os formandos de conhecimentos e consciência crítica sobre a teoria e a prática da gestão e da mediação imobiliária, permitindo-lhes uma abordagem competente das questões de gestão empresarial na indústria imobiliária, planeamento estratégico, pensamento estratégico e gestão estratégica.

– Proporcionar um conjunto de conceitos chave e ferramentas sobre: coaching e gestão de equipas, comunicação e PNL adaptadas às vendas, PropTech, marketing pessoal e estratégias de recrutamento.

Quanto aos formandos, o MBA destina-se a Consultores Imobiliários que procuram evoluir na carreira ou constituir Equipa, Gestores de Equipa e Directores Comerciais, Responsáveis de Operações e Recrutamento, Brokers e donos de Agências, Investidores e Empreendedores do sector Imobiliário.

Julie Lefebvre, administradora da ESAI e Bruno Coelho, Coordenador do MBA em Gestão e Mediação Imobiliária da ESAI, revelam ao Diário Imobiliário a importância desta formação para a mediação imobiliária. 

A formação é fundamental na atividade da mediação imobiliária, mas muitas vezes descurada pelos profissionais, de que forma a ESAI contribui para que esse panorama se altere?

Julie Lefebvre: Relativamente à actividade de mediação imobiliária, a falta de exigência de formação inicial e da fixação de critérios de entrada para o exercício desta profissão, transformam-na numa actividade que qualquer um pode desempenhar. Agentes imobiliários, completamente heterogéneos, actuam no mercado sem uma licença, sob a eventual alçada de responsabilidade da empresa de mediação, o que por si só representa um problema grave.

Definitivamente que o número de indivíduos detentores de ensino superior tem vindo a aumentar, no entanto, o “peso” dos que detêm níveis de escolaridade básica e secundária e, por vezes, uma formação deficitária, é ainda expressivo.

Falta um regime jurídico que regule a actividade, onde a formação inicial e continua dos profissionais da mediação imobiliária seja um requisito para o acesso e exercício da profissão.

Ainda assim, os profissionais que, pretendendo ser altamente profissionais e destacar-se das massas que rodeiam esta actividade, procuram especializar-se e aí procuram a ESAI para formação, seja o MBA em Mediação Imobiliária ou as nossas licenciaturas. A formação qualificada nesta área, seja superior ou especializada, tornou-se um factor indispensável.

O contributo da ESAI, neste sector, centra-se na criação de uma consciência por quem actua directamente neste mercado que, para realmente se trabalhar com elevado rigor e excelência é necessária formação especializada.

Qual o perfil dos formandos deste curso?

Bruno Coelho: A formação destina-se a profissionais do sector imobiliário que queiram reforçar os seus conhecimentos. Com 18 módulos, este MBA irá abordar diversas áreas de relevo para o mercado imobiliário, destinando-se a todos os que procuram profissionalizar-se e diferenciar-se, num Sector em que a formação ainda não é obrigatória. A formação visa Consultores Imobiliários que procuram evoluir na carreira ou constituir equipa, Gestores de Equipa e Directores Comerciais, Responsáveis de Operações e Recrutamento, Brokers e Proprietários de Agências, Investidores e Empreendedores do sector Imobiliário.

Num mercado cada vez mais competitivo e onde as inovações são constantes, qual a resposta da ESAI para a inovação?

Julie Lefebvre: As instituições de ensino, em especial as de ensino superior, devem fazer um esforço no sentido de evoluir e saber adaptar-se, de modo a cumprirem a sua missão principal que é formar cidadãos activos, dotados de espírito crítico, interventivos e bem-sucedidos numa sociedade cada vez mais complexa, competitiva e exigente.

A ESAI está atenta às mudanças sociais, tecnológicas, económicas e demográficas e esforça-se, constantemente, por estar a par daquilo que é a realidade do sector imobiliário e das áreas conexas, o que se traduz na actualidade dos temas abordados. Os docentes e formadores estão em permanente formação e isso repercute-se na qualidade e na actualidade dos conteúdos lecionados, com especial enfoque na inovação e no desenvolvimento em sentido amplo.

Como prioridade, a ESAI tem no seu Eixo Estratégico, a Internacionalização. A ESAI tem uma rede de parcerias, através das quais tem promovido iniciativas de intercambio de saberes, mobilidade e cooperação internacional, de docentes e alunos. Esta medida permite à ESAI estar na dianteira da formação no sector imobiliário.

Como motivar os profissionais a apostarem numa formação superior na mediação imobiliária?

Bruno Coelho: A formação na área imobiliária tem sido cada vez mais procurada. É um sinal claro da profissionalização que se tem vindo a verificar no mercado nacional, especialmente por quem já tem um negócio ou uma carreira no sector. O facto deste MBA contar com profissionais de referências, provas dadas e prática no sector e nas disciplinas que leccionam, para além de cobrir as diversas áreas de especialização na Mediação Imobiliária, é uma mais-valia para os formandos, que ficam com um conhecimento 360º sobre a Mediação Imobiliária.

Quais os objectivos da 4ª edição do MBA de Gestão e Mediação Imobiliária?

Bruno Coelho: Os objectivos deste MBA, o único na área da Mediação Imobiliária, visa dotar os formandos de conhecimentos e consciência crítica sobre a teoria e a prática da gestão e da mediação imobiliária, permitindo-lhes uma abordagem competente das questões de gestão empresarial na indústria imobiliária, planeamento estratégico, pensamento estratégico e gestão estratégica. Proporcionar um conjunto de conceitos chave e ferramentas sobre: coaching e gestão de equipas, comunicação e PNL adaptadas às vendas, PropTech, marketing pessoal e estratégias de recrutamento. Isto é especialmente valioso na fase de mercado em que nos encontramos,  onde os clientes estão cada vez mais informados e conscientes.