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Entrevistas

Mariana Morgado Pedroso, Directora Geral do Architect Your Home Portugal e Reino Unido

De Portugal para o mundo, o passo gigante da Architect Your Home Portugal

28 de maio de 2024

Em 2023, a Architect Your Home (AYH) Portugal comprou a Architect Your Home UK e a partir desse momento  a empresa portuguesa passou a gerir toda a operação da marca, tanto em Portugal como no Reino Unido a partir de Paço de Arcos. Um  grande passo para consolidar a marca e preparar a expansão europeia a partir de Portugal.

A rede de arquitectos AYH mantém-se com 18 arquitectos associados na rede AYH, tendo aumentado a equipa total para 30 pessoas e aberto uma nova sede da empresa em Paço de Arcos (empresa sediada no Oeiras Valley desde a sua fundação), com um projecto utilizando materiais inovadores na construção e decoração que fomentem a criatividade e bem-estar dos seus colaboradores.

A rede de arquitectos AYH no UK tem 16 arquitectos  associados na rede AYH situados na Grande Londres, Oxford e Edinburgh, tendo já desenvolvido ao longo de duas décadas mais de 7.000 projectos e facturado mais de 30 milhões de libras.

Durante os últimos ano a empresa manteve a sua facturação regular, atingindo em 2023 uma facturação anual de 1 milhão de euros. À data de hoje a empresa facturou 7,5 milhões de euros.

Em Portugal em 2023 até hoje adjudicou 70 projectos novos e tem em carteira 200 projectos activos e mais de 600 clientes.

Os clientes são de origem portuguesa e estrangeira (com clientes estrangeiros a predominar), e projectos na área do investimento (edifícios para promotores imobiliários) residencial, e vários projectos já executados também na área dos serviços - escritórios e restaurantes.

Mariana Morgado Pedroso, Directora Geral do Architect Your Home Portugal e Reino Unido, é desde a fundação da Architect Your Home Portugal, a cara e a grande empreendedora do sucesso desta empresa que passa agora a ter uma dimensão internacional. Ao Diário Imobiliário, revela que os planos para o futuro passam pela capacidade de crescimento sustentado pela Europa, criando novos pólos AYH em vários países, ao longo dos próximos anos.  

Depois da Architect Your Home Portugal, anunciar em 2023 a aquisição do Architect Your Home UK que balanço faz deste passo importante da empresa?

O balanço tem sido muito positivo, mas também nos traz mais desafios. Com a empresa , agora sediada em Portugal, mais especificamente no Oeiras Valley, e uma equipa de mais de 30 pessoas, tivemos de ajustar métodos de trabalho entre Reino Unido e Portugal, ao mesmo tempo que estamos a promover e um novo olhar sobre o posicionamento da marca no mercado. Pela evolução da empresa em Portugal nos últimos 12 anos, concluímos que nos reposicionaríamos numa marca que trabalha os mercados B2C, aonde existe já uma expressiva quota de mercado, mas também no B2B , que tem vindo a ser trabalhado nos últimos anos e, que começa a ter um peso considerável na faturação da empresa.

Por este motivo, além de todo o trabalho que estamos a desenvolver e contactos que estamos a fazer junto dos nossos stakeholders, decidimos fazer um rebranding, para que a marca inaugure um novo capítulo com este posicionamento, reflectindo, sempre, a evolução da actividade da empresa ao longo dos últimos anos .

Qual a estratégia tomada para este crescimento?

O objectivo para 2024 em Portugal, é claramente mostrar a abertura e consolidação no mercado B2B. Sendo o AYH uma marca forte no B2C, é importante mostrar agora, a versatilidade, capacidade de dar resposta a projetos de grande escala, que temos vindo a fazer com vários clientes nessa área. O nosso portefólio e equipa tem experiência nesta vertente de mercado, mas é preciso agora consolidar esse crescimento,  dá-lo a conhecer aos investidores e, diversificar a actividade em diferentes áreas desde a hotelaria aos projectos industriais, passando por residências assistidas ou outros.

Também em termos geográficos temos um desafio estratégico. Temos planos que se prendem com a capacidade de crescimento sustentado pela Europa, criando novos pólos AYH em vários países, ao longo dos próximos anos. Neste momento iniciamos o nosso crescimento com um franchising no Reino Unido, através da equipa que já lá existia.

Qual o peso em termos de negócios e projectos na AYH UK?

No Reino Unido temos uma facturação acumulada de 30 milhões de libras a que correspondem mais de 7000 projectos ao fim de mais de 20 anos de trabalho nesse país, executados por uma equipa de 12 arquitectos associados. O AYH tem faturação independente por país, pelo que não se contabilizam em acumulado com Portugal.

Quais as diferenças de actuação e de projectos entre os dois países?

Existe uma diferença enorme entre países em termos de legislação, contudo a actuação de um(a) arquitecto(a) perante cada cliente é idêntica de país para país. Nós defendemos uma posição colaborativa, com participação ativa dos clientes, numa procura de sinergia que permita transparência e compreensão do processo que só por si, é extremamente complexo por envolver tantas partes, custos e ser temporalmente longo. Usamos uma metodologia anglo-saxónica, que não só nos diferencia, como traz benefícios evidentes, pois consegue trazer o cliente” a bordo da viagem”, de uma forma informada. Este método é aplicado além-fronteiras, tanto em Portugal como no Reino Unido. Existem naturalmente muitas diferenças no processo de submissão de projecto, no papel do(a) arquiteto(a) em determinadas fases, e daí ser tão importante termos sempre arquitectos (as) especializados e com experiência em cada região.

De que forma esta internacionalização impulsionou a AYH Portugal?

Curiosamente esta internacionalização acontece inversamente, ou seja, a marca já existia no Reino Unido, veio para Portugal e passada uma década é comprada por Portugal. Por isso a internacionalização é automática, já estávamos a operar internacionalmente.

O plano de internacionalização futura parte do princípio que este método único que temos no AYH se adapta a várias realidades, e iremos avançar primeiramente com países europeus a partir de 2025.

Que projectos estão a trabalhar neste momento e previstos nos dois países?

Em Portugal estamos a trabalhar em vários projectos residenciais, industriais e hospitality (B2B) e continuamos muito fortes na área da decoração e mercado residencial B2C, com vários projetos de casas particulares pertencentes, não só a clientes nacionais como estrangeiros. No caso do Reino Unido, neste momento o foco são os projetos residenciais e o mercado B2C.

Previsões do mercado imobiliário para este ano?

Embora 2024 tenha tido um começo tímido, esperamos que haja uma retoma de ânimo, com uma redução já esperada das taxas de juro e alguma estabilidade política que é esperada para o 2ºtrimestre.

O mercado português tem-se mostrado resistente às crises económicas dos últimos dois anos, o que nos deixa uma nota de esperança e boas perspectivas para 2024/2025.