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Entrevistas

Tomas Suter, Founding Member & Partner Mexto Property Investment

Promotor suiço já investiu perto de 300 milhões no nosso país e continua a acreditar na “Marca Portugal”

12 de abril de 2024

Em Portugal desde 2016, já investiram mais de 200 milhões de euros em Portugal e estão investir mais 80 milhões, para a promotora luso suiça Mexto Property o nosso país tem muito potencial junto dos investidores e futuros clientes.

A Mexto Property Investment é uma promotora imobiliária focada na excelência e especializada no segmento da reabilitação residencial de luxo. Cada empreendimento é uma obra de arte com um toque pessoal, projectado e construído para inspirar uma nova forma de viver e superar as expectativas do cliente mais requintado e exigente. O resultado são produtos residenciais distintamente exclusivos. 

Tomas Suter, senior advisor & partner da Mexto Property Investment, em entrevista ao Diário Imobiliário, admite que Mexto continua empenhada em investir em Portugal, sobretudo em novas localizações e estão activamente à procura de novas oportunidades e a explorar potenciais projectos em diversas regiões, abrangendo empreendimentos residenciais e turísticos.

Qual o balanço que a Mexto Property faz dos projectos promovidos em Portugal?

Estamos muito orgulhosos do percurso da Mexto em Portugal. O mercado português continua a mostrar resiliência e crescimento, e os nossos projetos são reconhecidos como diferenciadores não só pelos clientes, mas também pelos especialistas do sector. Esse reconhecimento é fundamental para continuarmos a apostar em projectos de elevada qualidade.

Somos vencedores dos prémios SIL, com o projecto Avencas, em 2021, do “Premio Construir” com a Maison Eduardo Coelho, em 2022, e, o ano passado, vencemos mais uma vez o prémio SIL, desta vez com o projeto Rodrigo da Fonseca.

Estamos com um investimento crescente em Portugal e, desde 2017, contamos com um investimento de mais de 200 milhões de euros e 71.000 metros quadrados de construção.

O que a distingue no mercado?

A MEXTO destaca-se no mercado pelo seu compromisso com a excelência e a qualidade. Tratamos os nossos projectos como verdadeiras obras de arte, sempre com atenção ao detalhe. Somos uma empresa familiar e, como tal, optamos por investir em projectos que estejam alinhados com os valores e estilo de vida dos nossos fundadores, que têm um interesse especial por arte, já que são mecenas, coleccionadores e curadores. A arte faz parte das suas vidas e, como tal, é natural que a arte esteja intrinsecamente presente no Mexto. Desde a forma como imaginamos os nossos projectos e empreendimentos, até às causas que apoiamos. Em 2024 orgulhamo-nos de apoiar, pelo terceiro ano consecutivo, a ARCOLisboa, a maior Feira de Arte Contemporânea em Portugal.

Estas características fazem dos nossos empreendimentos projectos únicos e verdadeiramente diferenciadores. Temos a arte no nosso ADN e apostamos na reabilitação em zonas premium da cidade de Lisboa, preservando a sua história e resgatando a alma dos edifícios, enquanto os transformamos em residências de luxo, contemporâneas e intemporais. Propriedades com estas características, exigem um volume de investimento elevado, com atenção a cada fase da construção, aos materiais utilizados, acabamentos e amenities. Os projectos Rodrigo da Fonseca, Maison Eduardo Coelho e, também, as Avencas são um bom exemplo disso.

Esta aposta na qualidade dos acabamentos reflecte-se no nosso mais recente projecto, o O’Living, que nasceu da necessidade de colmatar uma lacuna no mercado imobiliário português, já que pretendemos oferecer uma solução atractiva e acessível às famílias portuguesas. Localiza-se a 5 minutos do Parque das Nações e é um empreendimento que se destaca pelo seu design moderno e pela excelência dos espaços interiores. Acreditamos que o O'Living representa a melhor relação custo-benefício actualmente disponível no mercado imobiliário. Orgulhamo-nos do elevado padrão de qualidade do projecto, que se reflecte na sua construção sustentável, flexibilidade de espaços e na utilização predominantemente de materiais de origem nacional.

O O’Living é assinado pelo reconhecido atelier de arquitetura Saraiva + Associados. Teve como principais linhas orientadoras acrescentar valor à zona urbana onde o edifício está inserido.

Acreditamos, também, que não há inovação e crescimento sem sustentabilidade e, por isso, temos hoje uma grande aposta na sustentabilidade. Neste e, também, nos outros projectos da marca implementámos medidas que vão para além dos requisitos mínimos exigidos. No O’Living instalámos 28 painéis solares e os apartamentos têm isolamento térmico de alta qualidade em tubagens, o que permite “uma maior eficiência energética e conforto térmico para os residentes”

Portugal continua atractivo para investir?

Com certeza, acreditamos verdadeiramente na “Marca Portugal” e no potencial que tem junto dos investidores e futuros clientes. Mesmo com a relativa instabilidade política, o país continua a ser bastante atractivo para os investidores estrangeiros que procuram um país seguro, com um clima ameno durante todo o ano e com um sector de turismo próspero.

Estes factores fazem do nosso país um paraíso para os estrangeiros que procuram qualidade de vida, zonas residenciais extraordinárias, a juntar ao facto de termos a localização geográfica na europa mais afastada do actual conflito de guerra deste continente.

Quais os próximos projectos? Quanto pretende investir em Portugal?

A Mexto continua empenhada em investir em Portugal, sobretudo em novas localizações. Estamos activamente à procura de novas oportunidades e a explorar potenciais projectos em diversas regiões, abrangendo empreendimentos residenciais e turísticos. Estamos prestes a iniciar dois novos projectos, um na Rua Castilho e outro no tradicional Bairro da Graça. Por outro lado, estamos prestes a concluir a construção do O’living e a entregar as primeiras casas aos novos moradores.

Os apartamentos estão em fase de acabamento, e serão entregues aos futuros moradores no Outono. A primeira fase de comercialização está concluída e estamos agora na segunda fase, em que restam apenas alguns apartamentos, mas em que já temos grande parte das casas vendidas, com mais de 80% dos apartamentos com proprietário.

O O’Living representa um investimento de 35 milhões de euros e conta com uma área de construção total de cerca de 19.000 metros quadrados, distribuídos por dois lotes de 8 pisos cada. Além dos 86 apartamentos T1 a T3 Duplex, com áreas entre os 64 e os 216 m², conta também com lojas no piso térreo e estacionamento subterrâneo para todas as frações.

Em relação aos outros empreendimentos referidos, o Castilho 3 será a reabilitação de um edifício do séc. XIX, com seis apartamentos de áreas muito generosas, numa localização privilegiada. Lançaremos igualmente muito em breve dois empreendimentos turísticos: o Alento, localizado no triângulo Comporta-Melides-Grândola. Inserido num resort rural de muito baixa densidade, terá um Hotel e 11 moradias com a filosofia de Monte Alentejano. O segundo projecto localiza-se no Meco, a 500m da praia do Rio da Prata inserido num terreno com 20ha, com 10.000 m2 de construção acima do solo, composto por apartamentos, moradias geminadas e moradias isoladas. Estes três projectos representam um valor total de investimento de cerca de 80 milhões de euros.

Onde residem as melhores oportunidades?

As melhores oportunidades de promoção imobiliária em Portugal variam consoante a dinâmica do mercado e dos objectivos individuais de investimento. No entanto, áreas como Lisboa, Porto, Algarve e regiões emergentes como Aveiro e Braga oferecem perspectivas promissoras para o desenvolvimento de novos projectos. Factores como a acessibilidade, o desenvolvimento de infra-estruturas, a procura turística e as iniciativas de revitalização urbana desempenham um papel fundamental na identificação de oportunidades lucrativas. Estamos também confiantes de que o Simplex (e a simplificação dos licenciamentos) permitirá agilizar os processos de forma mais célere e eficaz.

Que dificuldades encontra na promoção no nosso país?

O desenvolvimento imobiliário em Portugal apresenta o seu próprio conjunto de desafios, incluindo obstáculos burocráticos, complexidades regulamentares e considerações ambientais, que representam verdadeiras dificuldades aos promotores imobiliários. Os bloqueios aos processos de planeamento e licenciamento, assim como a gestão dos custos, os prazos de construção e a abordagem dos requisitos de sustentabilidade estão entre os principais obstáculos enfrentados pelos promotores em Portugal. Necessitamos, por isso, de medidas estruturais que nos permitam continuar a investir e a contribuir para o desenvolvimento económico do país neste sector.

Qual o perfil e nacionalidades dos clientes da Mexto Property?

Os clientes da Mexto vêm de diversas origens e nacionalidades, reflectindo o interesse de investidores estrangeiro pelo mercado português. Em projectos como o O’Living a maioria dos compradores são famílias portuguesas, e temos outros projectos em que a maioria são clientes estrangeiros. Nos projectos de luxo podemos considerar que 80% são estrangeiros e 20% são portugueses, e onde as principais nacionalidades vem de países como o USA, Africa do Sul, Brasil, França, Reino Unido.

Como vê o futuro do mercado imobiliário em Portugal e a nível internacional?

O futuro da promoção imobiliária em Portugal continua promissor, impulsionado pela procura sustentada de investidores que procuram segurança, qualidade de vida, investimento seguro, rentabilidade e que chegam também pela qualidade do produto e pelo desenvolvimento do sector do Turismo e das infra-estruturas.

Na actual conjuntura, os clientes do segmento de luxo preferem o investimento em habitação como é o caso da maioria dos portugueses que compram estes projectos também como forma de rentabilidade.