A renda mediana dos novos contratos de arrendamento aumentou 10,6% no 4º trimestre de 2022, para 6,91 euros/m2, sendo a variação homóloga mais elevada desde o segundo trimestre de 2021 - INE.
Fixando-se em 1.437 euros, um valor inalterado de Fevereiro para Março, a renda média têm demonstrado estabilidade desde o início do ano. Face a 2022, há um aumento de +34,3%, com as rendas 367 euros mais caras. Lisboa continua o distrito mais caro em Março.
Mais de 80% dos apartamentos anunciados para arrendar em Portugal possuem área superior a 60 m2 e só 1,3% das casas para arrendar em Lisboa têm menos de 30 m2, indica estudo do idealista.
O Mais Habitação acaba com a redução da taxa de IRS a cada renovação nos contratos de arrendamento com duração até 5 anos, prevendo uma taxa inicial mais reduzida do que a que actualmente é aplicada.
O Município de Bragança assinou contratos de apoio ao arrendamento para habitação com 98 famílias, num valor de mais de 100 mil euros, no âmbito do Fundo Municipal de Apoio ao Arrendamento para Habitação.
Um terreno classificado como rústico para efeitos de IMI não passa a ser considerado urbano caso o proprietário o arrende para lá serem instalados painéis solares - diz a AT
As rendas das casas por metro quadrado aumentaram 3,8% em Fevereiro face ao mesmo mês de 2022, acelerando face aos 3,6% do mês anterior e com todas as regiões a apresentarem subidas homólogas, divulgou hoje o INE.
A habitação é “a única actividade económica no país que não tem regulação”, afirma a Associação de Inquilinos Lisbonenses, exigindo a regulamentação da relação entre senhorio e inquilino e a regulação do mercado.
Rendas antigas vão continuar sem transitar para o novo regime de arrendamento, mas no caso de inquilinos com RABC até 5 retribuições mínimas nacionais anuais, podem ser actualizadas à inflação.
Segundo o índice de preços do idealista, arrendar casa tinha um custo de 13,4 euros/m2 no final do mês de Fevereiro deste ano, tendo em conta o valor mediano. Já em relação à variação trimestral, a subida foi de 7,3% e a anual de 22,7%.