






Évora: Cicioso Boutique hotel, Raul Lino revisitado
Raul Lino (1879–1974), um dos mais influentes arquitectos portugueses do século XX, teve uma relação significativa com o Alentejo, embora mais a nível do conhecimento e da formação e não tanto de obra feita. A região alentejana, porém, desempenhou um papel crucial na formação da sua visão arquitectónica, marcada pela valorização das tradições construtivas locais e pela integração harmoniosa entre edificação e paisagem.
Vem isto a propósito do recém inaugurado Cicioso Boutique hotel, no centro histórico de Évora, resultante da preciosa reabilitação de um solar projectado pelo ilustre arquitecto na década de 20 do século passado.
Recorde-se que no Alentejo, para além deste solar agora reabilitado, Lino apenas concebeu o Cineteatro Curvo Semedo, Montemor-o-Novo, no ano de 1925 e remodelou a Casa Pessanha Pereira (Ferreira do Alentejo) cuja construção remonta ao ano de 1883.
Uma preciocidade no centro de Évora
Localizado no centro histórico de Évora, o projecto de reabilitação do Cicioso Boutique hotel foi concluído no início do ano e o hotel abriu em em Fevereiro.
O hotel tem apenas nove suites e seis estúdios com kitchenette, distribuídos entre o edifício principal e um anexo, que primam pelo seu conforto e contemporaneidade, e se integram na perfeição na estrutura histórica da casa.
O projecto de reabilitação foi da autoria do estúdio MJARC arquitetos, que realizou um excelente trabalho, preservando a estrutura original, os elementos visuais característicos e a memória do lugar. O desafio de reabilitar uma casa unifamiliar da autoria do renomado arquitecto português levou o estúdio a ser distinguida pela Luxury Lifestyle Awards na categoria de “Best Luxury Hotel Renovation Architecture in Portugal”., foram preservados os tectos abobadados e os pavimentos em madeira. Os lavatórios foram desenhados e produzidos localmente. As áreas de serviço, restaurante e recepção foram centralizadas no edifício principal. Merecendo destaque o aproveitamento da luminosidade introduzidas pelo jardim de inverno, situado no centro da zona social da casa principal.