
Ilustração de storyset em Freepik
Inflação em Junho acelera ligeiramente para 2,4%
A taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá subido para 2,4% em Junho de 2025, segundo a estimativa rápida divulgada hoje pelo INE. O valor representa um ligeiro aumento de 0,1 pontos percentuais face aos 2,3% registados em Maio.
A inflação subjacente, que exclui produtos alimentares não transformados e energéticos, acompanhou esta tendência e terá igualmente atingido 2,4%, face aos 2,2% verificados no mês anterior.
Por outro lado, o índice dos produtos energéticos registou uma variação negativa, com uma descida estimada de -1,3%, contrastando com a ligeira subida de 0,1% em Maio. Em sentido oposto, os produtos alimentares não transformados voltaram a acelerar, com uma variação homóloga estimada em 4,7%, acima dos 4,0% observados no mês anterior.
Em termos mensais, o IPC terá aumentado 0,1% em Junho, abrandando face aos 0,3% de Maio e ao valor nulo registado em Junho de 2024. Já a variação média dos últimos doze meses permanece estável nos 2,3%.
No que diz respeito ao Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC), utilizado para comparações a nível europeu, estima-se uma variação homóloga de 2,1%, também acima dos 1,7% registados em Maio, uma variação significativa de 0,4 pontos percentuais.
Os dados definitivos referentes ao IPC de Junho serão divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) no próximo dia 10 de Julho.