CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

 

 

 

Hospital de Setúbal vai ter um novo edifício e obras arrancam em Março

16 de fevereiro de 2023

A construção do novo edifício do Hospital de São Bernardo, em Setúbal, vai arrancar em final de Março, anunciou ontem o ministro da Saúde, que reconheceu que continuam a faltar médicos no Centro Hospitalar.

O novo edifício, com ligação ao actual, vai localizar-se no campus do Hospital de São Bernardo, na zona do parque de estacionamento mais concretamente em frente ao atual serviço de urgência geral. Em 2019, a construção da obra estava avaliada em 17 milhões de euros.

“Não podemos ignorar constrangimentos e dificuldades em matéria de espaços físicos. Essas, felizmente, vão ter uma solução num prazo de tempo muito aceitável, porque tivemos a confirmação de que a obra para a construção do novo edifício vai arrancar já no mês de Março”, disse Manuel Pizarro.

O ministro da Saúde esteve reunido ontem à tarde com os presidentes das câmaras municipais de Palmela, Sesimbra e Setúbal, tendo depois visitado o Hospital de São Bernardo, principal unidade de saúde do Centro Hospitalar de Setúbal.



Segundo o ministro, a obra “demorará cerca de um ano e meio a ser completamente edificada e permitirá instalar, com boas condições, as urgências - a urgência de adultos e a urgência pediátrica -, o edifício materno-infantil, com o serviço de partos, o serviço pediátrico".

Além disso, acrescentou, “também libertará espaço dentro do hospital para que outros serviços sejam melhor acondicionados, para que haja mais espaço e maior capacidade de atendimento”.

Manuel Pizarro reconheceu, no entanto, que “persiste uma dificuldade de recursos humanos, mais intensa numas especialidades do que noutras”.

“O que nós temos que fazer é, em conjunto, primeiro acreditar no hospital, valorizar o hospital, e dizer aos jovens profissionais, médicos e outros profissionais, que são bem-vindos a este hospital, que este hospital tem futuro e vai ter futuro”, disse.

Lusa/DI