
BPI financia com 30 milhões de euros a construção do novo hotel Evolution Gaia
O BPI concedeu um empréstimo verde de 30 milhões de euros à Intra Douro – Investimentos Turísticos S.A., empresa do Grupo Azinor, para apoiar a construção do novo hotel Evolution Gaia, em Vila Nova de Gaia. O financiamento, com prazo de 15 anos, foi totalmente organizado e subscrito pelo banco e enquadra-se na sua estratégia de banca sustentável.
Com mais de 185 quartos, restaurante, ginásio e SPA, o Evolution Gaia pretende reforçar a oferta turística da região do Porto, apostando num conceito moderno, tecnológico e orientado para novos perfis de viajantes — alinhado com o posicionamento da marca Evolution, que integra o portefólio da SANA Hotels. O Grupo Azinor, operador das marcas SANA, conta actualmente com 17 unidades e mais de 2.900 quartos em exploração.
Localizado junto à Avenida da República, a poucos minutos da Ponte D. Luís, o futuro hotel oferecerá vistas sobre o rio Douro e o centro histórico do Porto. O edifício, desenhado pelo atelier NLA, de Nuno e Vasco Leónidas, terá três pisos em cave, um piso semienterrado e 13 pisos acima do solo. O projecto inclui ainda certificação energética e metas de sustentabilidade, reflectindo o enquadramento do financiamento como green loan.
A construção do Evolution Gaia encontra-se em curso: após a conclusão das demolições, a estrutura está actualmente a ser erguida, num processo que sofreu atrasos face ao calendário inicialmente previsto. A abertura está apontada para 2026.
Com este investimento, o BPI reforça o seu papel como financiador de referência em projectos alinhados com critérios ambientais, enquanto o Grupo Azinor consolida a sua estratégia de expansão através de conceitos hoteleiros inovadores e tecnologicamente diferenciadores.













