CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Turismo

 

AHRESP apresenta Plano ao Governo para compensar efeitos da crise pandémica

13 de julho de 2021

10 medidas na área do Consumo, Liquidez, Financiamentos, Fiscalidade, Emprego e Qualificação. Este é o número de propostas que a AHRESP enviou ao Governo, numa derradeira tentativa para salvar os sectores mais fustigados pela crise pandémica: o alojamento turístico e a restauração e similares.

Mais de um ano depois do início da crise pandémica provocada pela Covid-19 e com as perspectivas de recuperação para o Verão em baixa, a AHRESP tem vindo a defender, de forma reiterada, a necessidade urgente para que mais e melhores apoios cheguem urgentemente às empresas.

Os estudos e dados oficiais confirmam e chegam mesmo a ultrapassar o que a AHRESP sempre estimou: as empresas ligadas aos vários sectores do turismo, desde o alojamento turístico à restauração e similares, têm sido especialmente impactados pela crise pandémica. São disso exemplos os mais recentes dados revelados no relatório de “Combate à fraude e evasão fiscais e aduaneiras 2020”, que refere que os sectores do Alojamento e da Restauração (Canal HORECA) registaram uma quebra de 41% em 2020 face a 2019, o que significa que se perderam mais de 6,5 mil milhões de euros.

Em comunicado, a associação refere que perante uma quebra na actividade económica com esta dimensão em 2020, e perspectivando-se que o ano 2021 manterá a mesma tendência, os apoios são fundamentais e urgentes para garantir a sobrevivência das empresas.

"A implementação das medidas propostas pela AHRESP são essenciais para que as empresas consigam sobreviver até se iniciar a retoma da atividade económica. Só com medidas robustas, ágeis e céleres é que será possível alcançar o equilíbrio entre economia e saúde, o que nunca foi verdadeiramente conseguido desde o início da crise pandémica", alerta a AHRESP.

Entre as medidas contam-se:

- Certificados digitais e testes, restrições devem ser levantadas;

- Mais Medidas de Incentivo ao Consumo;

- Reforço do Programa APOIAR.PT;

- Planos de Amortização de Longo Prazo;

- Conversão 20% a fundo perdido das Linhas Covid;

- Aplicação Temporária da Taxa Reduzida de IVA;

- Moratórias Fiscais e Contributivas;

- Novo Programa do Lay Off Simplificado;

- Mecanismos de Contratação Controlada e de Valorização das Profissões;

- Plano Integrado para Incremento de Competências.