
Imagem Jcompt em Freepik
Stock imobiliário anunciado para venda cai 11,5% desde o início do ano
A última análise da rede de mediação eXp Portugal revelou que o número de casas à venda em todo o país caiu 11,5% desde o início do ano, com apenas duas regiões a contrariar a tendência nacional, registando um aumento no stock disponível.
A eXp Portugal analisou dados de mercado actuais e históricos, avaliando o volume de casas à venda em cada região do mercado português e como este panorama mudou desde o início de 2025.
A pesquisa mostra que, a nível nacional, o número de casas à venda caiu de quase 157.000 em Janeiro para pouco menos de 139. 000 em Setembro, uma redução de 11,5%.
As excepções: Beja e Castelo Branco
Beja e Castelo Branco são as únicas regiões que registaram um crescimento nos anúncios, cada uma com um aumento de 0,4% desde o início do ano.
Noutros locais, os níveis de stock diminuíram na grande maioria dos mercados, com quedas notáveis no Porto (-19,5%), Madeira (-14%), Faro (-13,9%) e Aveiro (-13,8%).
Lisboa continua a ser um dos mercados mais activos em termos de volume, com quase 28.000 casas ainda à venda, apesar de uma queda de 8,1% desde Janeiro.
«Para os vendedores - diz João Miguel Louro, director da eXp Portugal - , a redução dos níveis de stock está a criar um ambiente altamente favorável, com menos propriedades concorrentes no mercado e um forte apetite dos compradores a continuar a impulsionar a procura. Isto aumenta naturalmente a probabilidade de garantir um melhor preço e uma venda mais rápida.