CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

Foto CM de Proença-a-Nova

Proença-a-Nova: antiga Escola Primária do Vale da Ursa em hasta pública para alojamento local

24 de janeiro de 2024

Até ao próximo dia 19 de Fevereiro está em hasta pública o procedimento de hasta pública para a cessão de exploração de antigo edifício escolar localizado em Vale Ursa e destinado para Alojamento Local.

O valor base de licitação da prestação mensal para o arrendamento do espaço composto por duas casas independentes cada uma com um quarto duplo, um quarto individual, sala e cozinha, equipados com móveis e equipamentos é de 200,00€.

As propostas podem ser entregues pessoalmente, na Unidade Jurídica da autarquia do distrito de Castelo de Castelo Branco, até às 17:00 do dia 16 de fevereiro contra recibo, ou remetidas pelo correio, registadas e com aviso de recepção. O acto público realizar-se-á no dia 19 de Fevereiro pelas 9h30, na sala de reuniões da Câmara Municipal de Proença-a-Nova.

O procedimento de hasta pública está disponível no site do Município e na Unidade Jurídica, onde poderá ser consultado nos dias úteis, nas horas de expediente, até à data e hora limite da entrega das propostas.

O espaço pode ser visitado por qualquer interessado até ao último dia útil anterior à data da entrega das propostas, no horário das 10:00H às 11:30H e das 14:00H às 16:00H, desde que requerido com antecedência de, pelo menos, dois dias úteis, relativamente à data pretendida, junto do Gabinete Técnico.


Muitas alternativas no município do interior - CM de Proença-a-Nova


O exemplo de reconversão de antigas escolas primárias do interior em Alojamento Local não é novo, é um exemplo que tem sido seguido em muitos pequenos povoados agora com populção mais envelhecida. Vale de Ursa tem a vantagem de estar a apenas rápidos 14 km da sede do concelho, Proença-a-Nova.

A antiga escola, que em tempos já idos chegou a ter dezenas de alunos, chegou ao fim da segunda décado do século com apenas 3 alunos. A sua reconversão colocou-se como inevitável, dando aos A reconversão do imóvel, segundo  imprensa local, foi realizada  com os meios do município, “tanto o projecto de arquitetura como toda a parte de construção, electricidade, canalização, pavimentos e arranjo dos espaços verdes”.

Contributos para a sua reabilitação surgiram também de “vários empresários locais, que estudaram neste edifício no seu percurso escolar, também executaram diversas obras, como a caixilharia e serralharia ou a instalação da cozinha”.

O presidente do município, João Lobo (PS), tal como durante a sua inauguração em 2021 quer este equipamento tenha capacidade de “trazer de facto gente ao Vale da Ursa, de ser um veículo de promoção do concelho e da localidade através do turismo”, principalmente de todos aqueles que procuram a serenidade e tranquilidade do destino, como é o caso desta localidade, com vistas desafogadas sobre o pinhal”.