CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Escritórios

 

Procura por arrendamento de escritórios com quebra de -25% em comparação com a rentrée de 2021

4 de novembro de 2022

O decréscimo de -25% da procura por arrendamento de escritórios é acompanhado por um decréscimo geral de -18% na procura por compra de escritórios, ao nível do território nacional, em Setembro e Outubro face ao mesmo período de 2021. Lisboa, Porto e Braga são os distritos com maior procura por compra e também por arrendamento de escritórios.

Estas conclusões foram apresentadas pelo Imovirtual, que acaba de divulgar um estudo, baseado em dados disponíveis na plataforma, no qual analisa a evolução da procura por compra e arrendamento de escritórios. Os dados agora partilhados referem-se ao comparativo de Setembro e Outubro de 2022 com o período homólogo do ano anterior.

No caso da compra de escritório, o Top 5 é integrado também por Aveiro (+84%) e Coimbra (+55%), que mostram um crescimento exponencial de procura no período de rentrée de 2022 face a 2021. Por outro lado, Porto (-21%), Lisboa (-37%) e Braga (-2%) revelam decréscimo, apesar de se manterem os três distritos com maior procura por compra de escritório.

Relativamente ao arrendamento de escritórios, a procura em Lisboa (-12%), Porto (-18%) e Braga (0%) é seguida pelos distritos de Setúbal (-1%) e Aveiro (-44%). Todos os distritos no TOP 5 dos mais procurados para arrendamento de escritório revelam decréscimo de interesse em setembro e outubro de 2022, face ao período homólogo de 2021.

"A diminuição da procura de escritórios que começámos a verificar a partir da pandemia parece manter-se, devido à contenção de custos para as empresas. Numa altura de desafios económicos, poderá ser uma solução para algumas pequenas e médias empresas abdicarem de um espaço físico de trabalho, no sentido da gestão de custos, mantendo, no entanto, atividade com a equipa remota", comenta Ricardo Feferbaum, Director Geral do Imovirtual.