CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
economia

Imagem brgfx em Freepik

Preços sobem menos mas sentimento económico na Área Euro diminui

19 de março de 2024

Em Portugal, a variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) foi 2,1% em Fevereiro, taxa inferior em 0,2 pontos percentuais (p.p.) à observada no mês anterior - revelou hoje o INE.

O indicador de sentimento económico da Área Euro (AE), por sua vez, diminuiu ligeiramente em Fevereiro, verificando-se, no último mês, uma redução nos indicadores de confiança da generalidade dos sectores de actividade, embora o indicador de confiança dos consumidores tenha aumentado. Os preços das matérias-primas e do petróleo apresentaram variações em cadeia de 0,3% e 5,2%, respectivamente (-13,1% e 3,2% em Janeiro).

Os indicadores de curto prazo, disponíveis para Janeiro, revelam uma aceleração nominal nos serviços, diminuições menos intensas na indústria e uma desaceleração na construção. O indicador de clima económico, que sintetiza os saldos de respostas extremas das questões relativas aos inquéritos qualitativos às empresas, diminuiu em Fevereiro, após ter aumentado entre Novembro e Janeiro.

Em Janeiro, de acordo com as estimativas provisórias mensais do Inquérito ao Emprego, a taxa de desemprego (16 a 74 anos), ajustada de sazonalidade, manteve-se em 6,5% (6,6% em Outubro e 7,0% em Janeiro de 2023). A taxa de subutilização do trabalho (16 a 74 anos) situou se em 11,6%, valor idêntico ao do mês anterior (11,8% em Outubro e 12,1% em Janeiro de 2023). A população empregada (16 a 74 anos), também ajustada de sazonalidade, aumentou 2,0% em termos homólogos e 0,7% face ao mês anterior (variação homóloga de 1,8% em Dezembro).