Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
economia
Preços sobem menos mas sentimento económico na Área Euro diminui

Imagem brgfx em Freepik

Preços sobem menos mas sentimento económico na Área Euro diminui

19 de março de 2024

Em Portugal, a variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) foi 2,1% em Fevereiro, taxa inferior em 0,2 pontos percentuais (p.p.) à observada no mês anterior - revelou hoje o INE.

O indicador de sentimento económico da Área Euro (AE), por sua vez, diminuiu ligeiramente em Fevereiro, verificando-se, no último mês, uma redução nos indicadores de confiança da generalidade dos sectores de actividade, embora o indicador de confiança dos consumidores tenha aumentado. Os preços das matérias-primas e do petróleo apresentaram variações em cadeia de 0,3% e 5,2%, respectivamente (-13,1% e 3,2% em Janeiro).

Os indicadores de curto prazo, disponíveis para Janeiro, revelam uma aceleração nominal nos serviços, diminuições menos intensas na indústria e uma desaceleração na construção. O indicador de clima económico, que sintetiza os saldos de respostas extremas das questões relativas aos inquéritos qualitativos às empresas, diminuiu em Fevereiro, após ter aumentado entre Novembro e Janeiro.

Em Janeiro, de acordo com as estimativas provisórias mensais do Inquérito ao Emprego, a taxa de desemprego (16 a 74 anos), ajustada de sazonalidade, manteve-se em 6,5% (6,6% em Outubro e 7,0% em Janeiro de 2023). A taxa de subutilização do trabalho (16 a 74 anos) situou se em 11,6%, valor idêntico ao do mês anterior (11,8% em Outubro e 12,1% em Janeiro de 2023). A população empregada (16 a 74 anos), também ajustada de sazonalidade, aumentou 2,0% em termos homólogos e 0,7% face ao mês anterior (variação homóloga de 1,8% em Dezembro).