
Foto Domus Social
Porto abre concurso para o projecto de arranjo urbanístico do espaço público do Bairro da Pasteleira
Está aberto o concurso público para o projecto de arranjo urbanístico do espaço público do Bairro da Pasteleira – informa a Domus Social, empresa municipal de habitação da Câmara do Porto. A intervenção pretende valorizar as áreas exteriores deste conjunto habitacional, melhorando a qualidade de vida dos cerca de 1.500 moradores que habitam nesta zona de Lordelo do Ouro. As propostas devem ser entregues até dia 14 de Novembro – informa aquela entidade.
Construído na década de 60, no âmbito do antigo Plano de Melhoramentos do Município, o Bairro da Pasteleira foi recentemente alvo de uma ampla reabilitação, inserida num ciclo de investimento global superior a 300 milhões de euros com destino à reabilitação do parque de habitação pública municipal.
“O lançamento deste concurso marca uma nova etapa na requalificação do bairro, ao mesmo tempo que representa uma oportunidade para integrar princípios de sustentabilidade no desenho do espaço público” – adianta a empresa camarária.
"A criação de espaços verdes mais amplos e arborizados deverá ser um dos objectivos centrais do projecto..."
Neste sentido, foram definidas várias directrizes que o projecto deverá contemplar: integração do bairro na malha urbana, promoção da inclusão social, acessibilidade, valorização da biodiversidade, eficiência hídrica, circularidade de materiais e mobilidade sustentável.
Entre as prioridades identificadas no programa preliminar, destacam-se a reorganização de acessos, passeios e vias, garantindo a acessibilidade universal, a criação de percursos contínuos e sem barreiras e a melhoria das condições de acesso para veículos de emergência.
A criação de espaços verdes mais amplos e arborizados deverá ser outro dos objectivos centrais do projecto, contribuindo para aumentar a permeabilidade do solo, melhorar o ambiente urbano, regular a temperatura e mitigar os efeitos das alterações climáticas.
Com esta intervenção, a Domus Social pretende reforçar a identidade do Bairro da Pasteleira, promovendo uma utilização equitativa e inclusiva do espaço público e fortalecendo o sentimento de pertença entre os seus moradores.
Toda a informação relativa ao concurso público lançado pela empresa municipal de habitação e publicado em Diário da República encontra-se disponível na plataforma do acinGov.












