
Paris, foto de Kireyonok_Yuliya em Freepik
Para comprar um T3 em Paris é preciso ganhar quase 10 mil euros por mês
Um agregado familiar com um rendimento mensal de 4.500 euros já não consegue comprar um apartamento T3 em Paris, nem sequer em cidades como Nice ou Lyon. A capital francesa tornou-se progressivamente inacessível, como confirmam estudos recentes sobre o mercado imobiliário.
De acordo com uma análise da plataforma imobiliária Bien’ici, hoje é necessário ganhar cerca de 7.250 euros por mês apenas para arrendar um T3 em Paris. Para avançar para a compra de um imóvel com a mesma tipologia, no mercado de usados, o rendimento mensal recomendado ultrapassa os 9.000 euros, podendo chegar a mais de 13.000 euros no segmento de habitação nova. Em comparação, na maioria das outras grandes cidades francesas, o rendimento necessário para comprar um T3 novo situa-se entre 3.600 e 6.200 euros mensais.
Os dados resultam de um estudo sobre o poder de compra imobiliário dos franceses nas 11 maiores cidades do país, com base em dezenas de milhares de anúncios.
Paris e Nice lideram a escalada de preços
Enquanto em Paris são necessários cerca de 9.700 euros mensais para comprar um T3 no mercado de usados, em Nice o valor ronda os 5.500 euros. Estas duas cidades registam uma escalada de preços particularmente acentuada.
Outras grandes cidades, como Toulouse, Nantes, Marselha ou Rennes, continuam relativamente mais acessíveis, exigindo rendimentos mensais entre 3.400 e 3.700 euros para a compra de um T3 usado.
Esta tendência é ainda mais preocupante tendo em conta que o T3 é uma das tipologias mais procuradas, sobretudo por compradores de primeira habitação, ou seja, famílias que compram casa pela primeira vez ou que não foram proprietárias nos últimos dois anos.
“Ao analisarmos desde estúdios até apartamentos T5 e, em particular, os T3, o estudo revela duas realidades claras: por um lado, as diferenças entre grandes cidades continuam a ser enormes — com o mesmo rendimento, a qualidade e dimensão da habitação variam muito entre Paris, Nice, Toulouse ou Rennes. Por outro, nos últimos cinco anos, o rendimento necessário para arrendar ou comprar casa aumentou de forma muito significativa”, explica David Benbassat, presidente da Bien’ici.
Comprar casa em Paris, Nice ou Lyon está quase fora de alcance
A plataforma comparou os rendimentos necessários para aceder a um T3 em Dezembro de 2020 e em Dezembro de 2025, e as conclusões são claras: hoje é preciso ganhar muito mais para aceder ao mesmo tipo de habitação.
Paris: para arrendar um T3, o rendimento exigido aumentou 21%, o equivalente a mais 1.248 euros por mês face a há cinco anos.
Nice, Toulouse e Rennes: aumentos entre 23% e 26% no rendimento necessário para arrendamento.
Compra de T3 usado: o caso mais extremo é Nice, onde o rendimento exigido subiu 37%, ou seja, mais de 1.400 euros mensais para adquirir o mesmo imóvel.
O “agregado médio” já não chega para Paris
No estudo, a Bien’ici criou um perfil-tipo: um agregado familiar com 4.500 euros de rendimento mensal, destinando até 1.500 euros por mês à habitação (cerca de um terço do rendimento), seja para arrendamento ou compra. Considerando um crédito à habitação com taxa de juro de 3,2% a 25 anos, este agregado poderia comprar um imóvel até cerca de 309.000 euros.
Com este orçamento, não é possível comprar um T3 em Paris, Nice ou Lyon. No entanto, este mesmo agregado conseguiria ainda adquirir um apartamento de três quartos em cidades como Bordéus, Marselha, Lille, Estrasburgo, Montpellier, Rennes, Nantes ou Toulouse.
Um estudo interessante que poderia por cá ser replicado….
A Bien’ici é uma plataforma imobiliária digital francesa, criada para pesquisar e comparar imóveis à venda e para arrendamento em todo o território francês. A plataforma foi lançada em 2015 por um consórcio de grandes operadores imobiliários franceses, com o intuito de criar uma alternativa aos portais imobiliários mais generalistas, com maior foco na qualidade da informação e análise territorial.














