CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Loja no centro histórico do Porto transaccionada por 1 milhão de euros

30 de janeiro de 2023

A transacção realizada no início deste ano em plena Baixa do Porto, teve como protagonista um investidor privado de origem brasileira que adquiriu por 1 milhão de euros uma loja que tem como ocupante o restaurante Luzzo Pizzaria, instalado em dois pisos de um edifício reabilitado na Rua Mouzinho da Silveira.

A transacção foi concretizada pela consultora internacional Athena Advisers, que actuou em nome do comprador no seu primeiro negócio no sector comercial em Portugal, e a JLL que representou o vendedor, também um investidor privado.

O espaço comercial ocupa uma área de 171 m² e está arrendado desde 2018, com um contrato de longo-termo, à Luzzo Pizzaria, uma cadeia nacional de restauração que opera em regime de franchising e conta já com 27 restaurantes em todo o país.

“Esta aquisição foi realizada por um cliente que já tínhamos acompanhado na compra de casa em Lisboa e que agora investiu connosco num activo comercial”, conta David Moura-George, director geral da Athena Advisers em Portugal. “É mais um exemplo que vem dar força a uma tendência que denotamos há algum tempo e que se prende com o facto de que, os estrangeiros que compram habitação no nosso país acabam por diversificar o seu portefólio, investindo em produtos do sector comercial. Isso será cada vez mais recorrente e, nos próximos tempos, os investidores brasileiros irão destacar-se neste tipo de investimento devido à insegurança no seu país e à instabilidade que as decisões políticas do actual governo podem gerar nos empresários, razão pela qual estão a retirar os seus capitais do Brasil e a aplicá-los noutros mercados, incluindo Portugal. Além disso, cada vez que estes compradores diversificam os seus negócios, fazem-no com tickets cada vez mais elevados, que em alguns casos podem chegar aos 30 milhões de euros”, defende David Moura-George.

De acordo com Salvador Leite Castro, Head of Private Wealth Investment, Capital Markets JLL, “esta transacção é um sinal claro de que o Porto está no radar dos investidores e que o imobiliário comercial continua a ser procurado numa estratégia de diversificação de capitais”.

Tendo como eixo central as históricas ruas de Mouzinho da Silveira e das Flores, esta zona da Baixa portuense é um dos principais destinos comerciais no centro da cidade, conhecido por concentrar vários espaços de referência na área da restauração, onde se podem encontrar os restaurantes Cantinho do Avillez, LSD, Puro 4050 e Traça.