CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Lisboa vai ter (finalmente) uma nova Praça do Martim Moniz

14 de novembro de 2023

O atelier F|C Arquitectura Paisagista, das arquitectas Filipa Cardoso de Menezes e Catarina Assis Pacheco, foi o vencedor do Concurso de Ideias para Praça do Martim Moniz. O atelier fora já o vencedor do projecto do Parque Ribeirinho Oriente, junto ao Parque das Nações, e contam no seu portefólio um número vasto de projectos de relevo e projecção.

A reabilitação da Praça do Martim Moniz tem sido um processo penoso e que se arrasta há já muitos anos. Depois da autarquia ter inquirido a população sobre o que desejava e pretendia para o espaço, foi lançado há cerca de um ano um concurso de ideias, cujo resultado foi agora dado a conhecer e que terá a sua conclusão na reunião de Câmara do dia 22 de Novembro.




Se nada houver em contrário, o atelier vencedor do Concurso de Ideas irá ficar responsável pela elaboração do projecto de execução, ou seja, o projecto mais pormenorizado da obra, para que possa depois ser lançado o concurso público para a realização dessa empreitada. A expectativa é que o novo Martim Moniz possa ser finalmente (!) uma realidade na primeira metade de 2026.

Algumas ideias-chave do projecto vencedor:

  • a praça deixará de estar rodeada por infraestrutura rodoviária,
  • reabilitação da muralha fernandina
  • na zona central da praça será criado “o novo jardim do centro histórico”
  • a parte central da praça do Martim Moniz e toda a área em torno do Centro Comercial da Mouraria e da Capela de Nossa Senhora da Saúde passarão a estar interligados por uma “zona exclusivamente pedonal, ampla, versátil e livre de obstáculos” e onde será criado um “generoso anfiteatro virado para a colina da Mouraria”.
  • Irão ser construídas umas novas escadas rolantes na vertente que vai dar ao Hospital de S. José.
  • a revisão do esquema viário vai obrigar à criação de uma nova rotunda a sul do Martim Moniz, “desenhada com duas vias de circulação, de forma a garantir as inversões de marcha e o acesso ao Hotel Mundial”.