
Linha de Vendas Novas avança para modernização com obra de 120 milhões de euros
A Infraestruturas de Portugal (IP) consignou ontem, segunda-feira, a empreitada de modernização da Linha de Vendas Novas, num investimento de 120 milhões de euros, integrado num projecto global de 204 milhões de euros, destinado a reforçar o transporte ferroviário de mercadorias entre o Porto de Sines e a Europa.
Em comunicado, a IP esclareceu que o montante agora consignado corresponde à nova fase da intervenção, sendo que o valor total inclui trabalhos já executados. A cerimónia marcou o início formal da obra e contou com a presença do ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, do presidente do Conselho de Administração da IP, Miguel Cruz, e do presidente da Câmara Municipal de Vendas Novas, Ricardo Videira (PSD).
A intervenção, com um prazo de execução de 48 meses, abrange a modernização integral dos 69 quilómetros da Linha de Vendas Novas, incluindo estações, infraestruturas e sistemas de sinalização.
Segundo a IP, o projecto visa “modernizar a infraestrutura ferroviária e ampliar estações para permitir o cruzamento de comboios”, reforçando as condições de exploração e a ligação ferroviária entre o Porto de Sines, as plataformas logísticas nacionais e os corredores europeus de mercadorias.
Classificada como um projecto estratégico, a obra é financiada pelo Portugal 2030 e está alinhada com os objectivos de descarbonização, interoperabilidade e competitividade logística. O reforço do eixo ferroviário permitirá também descongestionar a área de Lisboa, ao desviar tráfego de mercadorias para fora da capital.
Entre os principais trabalhos previstos estão a substituição da superestrutura de via, o prolongamento e renovação das estações técnicas de Muge, Agolada, Salgueirinha, Lavre e Vidigal, a renovação das restantes seis estações, o tratamento de 17 quilómetros de plataforma, intervenções de terraplanagem e drenagem, a execução de 69 passagens hidráulicas e a reabilitação de três pontões metálicos.
O projecto contempla ainda o encerramento de seis passagens de nível, a construção de quatro passagens superiores rodoviárias, a automatização de nove passagens de nível e a instalação de infraestruturas de suporte aos sistemas de sinalização e telecomunicações.
A Linha de Vendas Novas liga Setil, onde cruza a Linha do Norte, a Vendas Novas, onde entronca com a Linha do Alentejo, atravessando os concelhos de Cartaxo, Salvaterra de Magos, Coruche, Montijo, Montemor-o-Novo e Vendas Novas. Exclusivamente dedicada ao transporte de mercadorias, assume-se como um dos principais eixos ferroviários Norte–Sul, permitindo aos comboios evitar a travessia de Lisboa, nomeadamente as limitações da Ponte 25 de Abril e a saturação da Linha de Cintura e da Linha do Norte.














