Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Design
Muranti

Muranti

Mobiliário português mostra-se no Reino Unido

16 de janeiro de 2026

De 18 a 21 de janeiro, a indústria portuguesa de madeira e mobiliário estará novamente em destaque no Reino Unido, com a participação de seis empresas nacionais na January Furniture Show 2026, uma das mais relevantes feiras internacionais de mobiliário e design de interiores premium. Na edição de 2026 da January Furniture Show, Portugal estará representado pelas empresas Cardoso Leal, IBTW Portugal, Muranti, Ronfe, Temahome e X8 Solutions Group, que apresentarão as suas mais recentes colecções e soluções de mobiliário e design de interiores. 

A presença portuguesa nesta edição reflete a estratégia contínua de internacionalização do sector e o reforço da aposta num mercado que, apesar dos desafios resultantes do Brexit, continua a ser estratégico e de elevado potencial para as exportações nacionais.



Temahome

A Indústria de Madeira e Mobiliário portuguesa tem demonstrado uma forte capacidade de adaptação ao novo contexto comercial pós-Brexit. Nos últimos anos, o sector conseguiu manter uma trajectória positiva no mercado britânico, apoiada na valorização do design diferenciado, da qualidade produtiva, da sustentabilidade e da flexibilidade industrial das empresas nacionais. 

Ciente da relevância deste destino, a AIMMP – Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal continua a investir em acções de promoção internacional no Reino Unido, integradas no Inter Wood & Furniture, plano estruturado de apoio à internacionalização das empresas do sector. 

A feira decorre no National Exhibition Centre (NEC), em Birmingham, e conta com mais de 35 anos de história, sendo reconhecida como a principal plataforma de negócios no Reino Unido para o setor do mobiliário e do design de interiores de gama média e alta.



IBTW Portugal

A representação portuguesa estará localizada no Hall 1 | Stands: 1-E70 & 1-F80 e Hall 2 | Stand: 1-K30 reforçando a visibilidade colectiva do sector nacional junto de compradores, arquitectos, designers e decisores internacionais. 

Contexto pós-Brexit trouxe novas exigências ao comércio internacional

O contexto pós-Brexit trouxe novas exigências ao comércio internacional, nomeadamente ao nível da logística, certificação e procedimentos administrativos. No entanto, este novo enquadramento tem também impulsionado as empresas portuguesas a inovar, otimizar processos e reforçar relações comerciais de longo prazo com parceiros britânicos. 



Ronfe

"O Reino Unido continua a ser um mercado prioritário para a indústria portuguesa de madeira e mobiliário. É um mercado exigente, sofisticado e altamente competitivo, que valoriza o design, a sustentabilidade e a capacidade de resposta das empresas. A nossa presença na January Furniture Show 2026 é uma afirmação clara da maturidade e da ambição internacional do setor português", sublinha Vítor Poças, Presidente da AIMMP. 

"Apesar dos desafios colocados pelo Brexit, as empresas portuguesas têm sabido transformar obstáculos em oportunidades, reforçando o seu posicionamento e conquistando a confiança de clientes e parceiros no Reino Unido", acrescenta. 



X8 Solutions Group



No âmbito do Inter Wood & Furniture, o Plano de Internacionalização da AIMMP prevê a concretização de estratégias de expansão internacional e diversificação para mercados de elevado potencial, através de um programa estruturado de intervenção. Entre outras iniciativas, e para 2026, o programa tem um plano de feiras internacionais que pode ser consultado no site da AIMMP

Ao longo dos anos, este programa já apoiou mais de 400 empresas, através de 195 acções, em cerca de mais de 30 mercados, com incentivos até 50%, tendo contribuído para o crescimento das exportações do setor que desde 2010 duplicou as suas exportações. 

A operação "Inter Wood&Furniture 2024-2025 - Internacionalização sustentada das empresas da fileira da madeira e imobiliário" é apoiada pelo «Programa Operacional COMPETE 2030», Lisboa 2030, pelo Portugal 2030 e pela União Europeia. Os Fundos Europeus Mais Próximos de Si.



Cardoso Leal