CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Habitação by century 21

 

Associação portuguesa de seguradores lança simulador

15 de março de 2021

A Associação Portuguesa de Seguradores (APS) anunciou hoje que lançou um simulador para o cálculo de custo de reconstrução de imóveis, o SCRIM (https://scrim.apseguradores.pt/).

Esta ferramenta, disponibilizada de forma digital e gratuita, "tem como objectivo apoiar os tomadores de seguro na determinação do capital a segurar nas apólices de seguros de Incêndio e Elementos da Natureza e de Multirriscos de habitação, e que corresponde ao custo de reconstrução de imóveis", refere em comunicado.

Com base num conjunto de informações a introduzir pelo utilizador – correspondentes à área, qualidade, localização, arquitectura e outros elementos caracterizadores do imóvel – é calculado no momento um valor de referência do custo de reconstrução da habitação, ou seja, o valor que custaria erguer de raiz, depois de totalmente destruído, um imóvel ou fracção com um padrão equivalente.

O valor obtido poderá e deverá ser sempre objecto de ajustamento por parte do tomador do seguro no caso da fracção ou imóvel apresentar características específicas face a uma habitação padrão equivalente.

Os resultados obtidos através deste simulador são meramente indicativos, e por este motivo, os tomadores não estão obrigados a aceitá-los, cabendo-lhes sempre a responsabilidade de indicar o valor, em concreto, pelo qual pretendem segurar o seu imóvel, sinaliza a associação.