CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arrendamento

 

Portugal alavanca receitas de plataforma europeia de arrendamento a médio prazo em 70%

22 de outubro de 2021

A Flatio, plataforma europeia de arrendamento de casas a médio prazo, adquiriu as operações da NomadX, um marketplace português de habitação para trabalhadores remotos e nómadas digitais.

 Portugal torna-se o principal mercado para a plataforma. Em apenas um ano, as receitas globais subiram em 70%, um número alavancado em muito pela operação em Portugal. No nosso país, os proprietários tiveram reservas no valor de mais de 12,1 milhões de euros, sendo agora este o principal mercado para a plataforma e reforçando o posicionamento do país como um óptimo local para viver para profissionais e estudantes estrangeiros.

Segundo a NomadList, Lisboa é o melhor lugar a nível mundial para os nómadas digitais se estabelecerem, sendo o 2.º e 3.º lugares o Porto e a Ericeira. Em 10.º lugar está a Madeira. Os números divulgados pela Flatio vão ao encontro destas tendências, evidenciando o potencial do mercado imobiliário neste segmento.

Em apenas um ano, após a aquisição das operações NomadX, o arranque da empresa checa cresceu 101% no seu número de senhorios ativos e 41% no número de reservas. Portugal tornou-se o principal mercado para a plataforma, tendo crescido no último ano mais de 8000%, ultrapassando o seu mercado mais antigo (República Checa), o que representa um passo importante para alcançar o objetivo de estar presente em todos os mercados europeus. Lisboa é hoje um dos principais destinos dos utilizadores da Flatio, na Europa, juntamente com Praga e Budapeste.

"O mercado português superou completamente as nossas expectativas. Na altura da aquisição, sabíamos que era um mercado promissor. Mas este acabou por se transformar num passo muito mais importante para nós, pois conduziu a um aumento muito relevante das receitas, de proprietários ativos e e de reservas, crescendo de forma constante, a mais de 100%, numa base mensal", explica Radim Rezek, CEO da Flatio.

Quem faz mexer os arrendamentos de média duração  em Portugal?

Os utilizadores dos EUA, Reino Unido e Alemanha são os que mais alugam em Portugal (por períodos de 1-12 meses). As três cidades mais populares em Portugal são Lisboa, Porto e Funchal. A Madeira tem representado um mercado especialmente interessante, e por isso, e em parceria com os Digital Nomads Madeira, a Flatio está a apoiar os proprietários da região com o seu serviço gratuito durante todo o ano de 2021, para apoiar o crescimento de um novo grupo alvo no arquipélago - os nómadas digitais.

O processo de aquisição das operações da NomadX, em Outubro de 2020, ajudou a Flatio a promover os seus serviços aos nómadas digitais e aos trabalhadores remotos em geral. A pandemia da COVID-19 fez com que o trabalho remoto fosse cada vez mais uma tendência, representando uma enorme oportunidade para o mercado de arrendamento  a médio prazo, uma vez que os hóspedes querem ficar durante mais tempo num mesmo local e os anfitriões querem prolongar os seus períodos de reserva.

O sucesso do mercado português também impulsionou as necessidades de novos talentos. A empresa transformou-se num negócio totalmente remoto, sendo parte da equipa constituída por antigos funcionários da NomadX. Juntaram-se entretanto à startup, ao longo do último ano, novos colaboradores  para apoio ao cliente e gestão.

"Gostaríamos de estabelecer um novo escritório em Lisboa e de o utilizar para os membros da nossa equipa que trabalham à distância, para que possam usá-lo como base quando estiverem em Lisboa. Acabamos de ampliar a nossa equipa com especialistas de apoio ao cliente. Em breve, iremos contratar novos market managers para Portugal e outros países, bem como para outras posições globais, tais como gestores de parcerias internacionais. Abriremos também posições mais remotas ou a tempo parcial no campo do marketing, como copywriters e especialistas em PPC (pay per click). Também planeamos alargar a nossa equipa de IT, sobretudo com front-end developers", explica Radim.