Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Actualidade
Habitação: Braga vence Prémio Capitais Europeias da Inclusão e da Diversidade

Braga - Imagem de osaka2050 em Pixabay

Habitação: Braga vence Prémio Capitais Europeias da Inclusão e da Diversidade

30 de abril de 2025

A cidade de Braga conquistou o Prémio Ouro na categoria de Habitação Inclusiva, durante a quarta edição do Prémio Capitais Europeias da Inclusão e da Diversidade, promovido pela Comissão Europeia.

Este reconhecimento deve-se à estratégia desenvolvida pela cidade de apoio a diversos grupos, incluindo idosos, pessoas com deficiência, famílias monoparentais, comunidades ciganas, migrantes e vítimas de violência doméstica.

A cerimónia realizada esta terça-feira em Bruxelas assinala igualmente o lançamento do Mês Europeu da Diversidade de 2025, que celebra os esforços para criar ambientes equitativos e inclusivos em benefício de todos.

Além de Portugal, este ano, os vencedores da promoção da diversidade e da inclusão são dos Países Baixos, da Finlândia, de Espanha, de Itália e da Polónia. Os exemplos de excelência premiados nestes países são cidades e municípios que promovem a inclusão em termos de sexo, idade, origem racial ou étnica, religião ou crença, deficiência e orientação sexual.

Os vencedores da quarta edição do Prémio Capitais Europeias da Inclusão e da Diversidade são os seguintes:

Na categoria «Administrações locais com mais de 50 000 habitantes»:

·  O Prémio Ouro foi para a cidade de Utreque, nos Países Baixos, pelo impressionante compromisso global com a diversidade, a igualdade e a inclusão, integrado em todos os departamentos e apoiado por estruturas, liderança e financiamento sólidos.

·  O Prémio Prata foi para a cidade de Bilbau, em Espanha, pelas suas iniciativas interseccionais e orientadas por valores nos domínios do emprego, da educação, dos transportes, da segurança, da juventude e do desporto.

·  O Prémio Bronze foi para a cidade de Cracóvia, na Polónia, pelos seus programas de apoio a pessoas da diversidade nos espaços públicos, na saúde, na educação e na cultura.

Na categoria «Administrações locais com menos de 50 000 habitantes»:

·  O Prémio Ouro foi para a cidade de Mariehamn, na Finlândia, pela sua abordagem inclusiva em todos os locais de trabalho municipais, na educação e na integração das pessoas recém-chegadas, orientada por uma visão intersetorial clara.

·  O Prémio Prata foi para a cidade de Usurbil, em Espanha, pela sua visão inclusiva e pela sua ênfase na igualdade de género, na integração dos migrantes e na corresponsabilidade da prestação de cuidados.

·  O Prémio Bronze foi para a cidade de Settimo Torinese, em Itália, pela sua abordagem excepcional baseada na orçamentação participativa, em fóruns inclusivos, na participação pública e na colaboração intersetorial com vista a amplificar o impacto das políticas municipais, abrangendo empresas locais, autoridades policiais ou escolas, entre outras entidades.

Prémio Específico «Habitação Inclusiva»

·  O Prémio Ouro foi para a cidade de Braga, em Portugal, pela sua estratégia de apoio aos idosos, às pessoas com deficiência, às famílias monoparentais, aos ciganos, aos migrantes e às vítimas de violência doméstica.

·  O Prémio Prata destinou-se à cidade de Gualdo Tadino, em Itália, pelas suas iniciativas habitacionais inovadoras que apoiam as mulheres, as pessoas LGBTIQ, as pessoas com deficiência e os migrantes.

·  O Prémio Bronze foi para a cidade de Saragoça, em Espanha, pela sua abordagem a vários níveis para prevenir a situação de sem-abrigo e apoiar o acesso de pessoas da diversidade à habitação.

O Prémio Escolha do Público, cuja votação decorreu durante a cerimónia de entrega dos prémios, foi para Saragoça, em Espanha.