Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Actualidade
Governo aprovou 14 reclassificações de solo rústico para urbano em um ano

Imagem Freepik

Governo aprovou 14 reclassificações de solo rústico para urbano em um ano

16 de fevereiro de 2026

Um ano após a entrada em vigor das novas regras que permitem a reclassificação simplificada de solo rústico em urbano para habitação, foram registados 18 pedidos nesse âmbito, dos quais 14 já estão concluídos e quatro permanecem em curso, segundo informação prestada pelo Governo.

De acordo com o Ministério da Economia e Coesão Territorial, existem actualmente 20 procedimentos de reclassificação, incluindo dois casos já finalizados que incidiram sobre áreas já classificadas como urbanas, tendo apenas sido alterada a respectiva categoria.

Os 18 processos de reclassificação de solo rústico abrangem municípios como Albergaria-a-Velha, Santa Maria da Feira, Coimbra, Albufeira, Amarante, Alcochete, Paredes de Coura e Mondim de Basto, entre outros.

O enquadramento legal resulta da sétima alteração ao Regime Jurídico dos Instrumentos de Gestão Territorial (RJIGT), através do decreto-lei 117/2024, que entrou em vigor em Janeiro de 2025 e foi posteriormente ajustado pela Lei 53-A/2025.


Imagem wirestock em Freepik


O Governo indicou que solicitou ao Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) a realização de um inquérito às autarquias para avaliar o impacto das alterações legislativas. O executivo reafirma que o objectivo é aumentar a oferta de habitação a preços compatíveis com os rendimentos das famílias, admitindo, contudo, que o problema da escassez não se resolve com uma única medida.

Segundo dados anteriormente divulgados pela Associação Portuguesa de Urbanistas, a maioria dos pedidos ocorreu fora das áreas metropolitanas de Lisboa e Porto e uma parte significativa destinou-se a actividades económicas, sendo ainda reduzido o número de processos direccionados exclusivamente para habitação.

Lusa/DI