
Ilustração de vector.juice em Freepik
Eurostat revê em baixa para 1,9% inflação da zona euro em Dezembro
A taxa de inflação homóloga da zona euro foi de 1,9% em Dezembro de 2025, divulgou hoje o Eurostat, revendo em ligeira baixa a estimativa anterior (2,0%) e apontando uma taxa de 2,3% na União Europeia (UE).
De acordo com os dados hoje divulgados pelo serviço estatístico europeu, a inflação anual da área do euro fixou-se nos 1,9%, em Dezembro de 2025, face à homóloga, de 2,4%, e à taxa de 2,1% registada em Novembro.
Na estimativa rápida divulgada no início do mês, o Eurostat indicava uma taxa de inflação de 2,0% em Dezembro nos países da moeda única.
Este indicador sugere um alívio da pressão sobre os preços e um menor risco de a inflação voltar a afastar-se da meta de 2,0% definida pelo Banco Central Europeu. Nesse contexto, abre-se espaço para que o BCE venha a rever em baixa as suas taxas de juro de referência, o que, por arrastamento, poderá conduzir a uma descida gradual da Euribor. A confirmar-se este cenário, os valores dos créditos à habitação tenderão a reduzir-se ligeiramente, proporcionando algum alívio às prestações dos empréstimos imobiliários.
Lusa/DI













