Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Actualidade
Escritórios: Edifício Mutual no Porto inaugurado após investimento de 35 M€

 

Escritórios: Edifício Mutual no Porto inaugurado após investimento de 35 M€

14 de julho de 2025

A Osborne+Co, promotora e investidora com sede em Londres, e a Adriparte, promotora imobiliária portuense, inauguraram oficialmente o edifício de escritórios Mutual. Localizado na Rua Gonçalo Sampaio, em plena zona prime do Porto, o edifício é o resultado de uma profunda reabilitação urbana e representa um investimento superior a 35 milhões de euros.

O espaço, com uma área total de 10.300 m², será integralmente ocupado pela Deloitte, que irá transferir para aqui a sua nova sede na cidade, reunindo mais de 600 colaboradores num ambiente de trabalho de última geração.

Projectado pelo gabinete de arquitectura Openbook, o Mutual foi concebido para responder às exigências de um ambiente corporativo moderno, com enfoque na funcionalidade, bem-estar e sustentabilidade. Entre os principais atributos destacam-se mais de 1.400 m² de áreas exteriores, rooftop com vistas sobre o Douro e o Atlântico, 144 lugares de estacionamento, espaços verdes e infraestruturas de apoio à mobilidade suave, como balneários e parque para bicicletas.

O edifício recebeu certificações LEED Gold e WELL Gold, um compromisso com elevados padrões de desempenho ambiental e conforto ocupacional. Está ainda equipado com painéis solares e postos de carregamento para veículos eléctricos.



Apesar da transformação profunda, o projecto preservou elementos identitários do antigo edifício, anteriormente ocupado pela Ageas. Os murais originais da artista Lídia Vieira foram restaurados e o revestimento em cobre foi reaproveitado num painel escultórico instalado na recepção, mantendo viva a memória do edifício original.

“Este projecto representa o encontro entre a experiência internacional da Osborne+Co e o conhecimento profundo da cidade que a Adriparte detém, resultando num produto imobiliário de excelência e impacto positivo para o Porto”, sublinharam os responsáveis das duas promotoras.