
Cushman & Wakefield coloca maior unidade de self-storage do Norte em antigo terminal rodoviário do Porto
A consultora Cushman & Wakefield intermediou a instalação da maior unidade de self-storage do Norte do país, num espaço que será explorado pela OrangeSpace no Porto Business Plaza, antigo terminal de autocarros do Campo 24 de Agosto.
A nova unidade terá cerca de 6.300 metros quadrados, divididos por dois pisos, e disponibilizará aproximadamente 800 arrecadações com áreas entre 1 m² e 40 m². Os preços vão variar entre 30 e 600 euros, consoante a dimensão. O projeto resulta de um contrato de arrendamento a 25 anos celebrado entre a OrangeSpace e o Grupo Capitólio, proprietário do imóvel.
Actualmente em fase de remodelação, o espaço conta com 4.500 m², que serão ampliados para receber a nova unidade, a segunda maior da OrangeSpace — empresa já presente em Gaia e Lisboa — que aposta num modelo flexível, sem contratos de fidelização ou cauções, posicionando-se como alternativa inovadora no sector.
Além da componente de self-storage, parte da infraestrutura será adaptada para acolher os escritórios do Grupo Capitólio.
Para João Paulo Silva, consultor da Cushman & Wakefield, esta reconversão "é uma operação estratégica que valoriza o centro da cidade e responde a uma necessidade crescente de espaço urbano”. O responsável sublinha ainda que o mercado de self-storage em Portugal está a consolidar-se “como uma alternativa sustentável face à densificação urbana e escassez de espaços de arrumação”.