CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Internacional

Miguel Costa Santos, Country Manager da CORUM Portugal

Corum investe 193 milhões em imóveis comerciais nos Países Baixos e no Reino Unido

4 de outubro de 2023

A Corum Investments realizou três novas aquisições, duas nos Países Baixos e uma no Reino Unido, reforçando o portefólio dos fundos Corum Origin e Corum XL, que são disponibilizados aos investidores em Portugal.

A aquisição mais recente da SCPI (Sociedade de Investimento Imobiliário) de origem francesa foi realizada em Liverpool, no Reino Unido, num investimento de 18,4 milhões de euros, oferecendo uma rentabilidade inicial de 7,4%. Este edifício, o segundo da Corum nesta cidade britânica, é utilizado como unidade comercial, parque de estacionamento e hotel. Tem como arrendatários a Tesco, a QPark e a Accor, em contratos de arrendamento com uma duração superior a 18 anos.

Este edifício localizado na Dale Street, uma das principais ruas do centro da cidade de Liverpool, passa, agora, a fazer parte do portfólio dos investidores do Corum XL que já tinham visto recentemente a compra de um outro imóvel nos Países Baixos, em Utrecht. Inteiramente ocupado pela Capgemini, que nele tem a sua sede naquele país, foi adquirido por 86 milhões de euros, apresentando uma rentabilidade inicial de 7,85%.

Também nos Países Baixos foi concluída a compra do Westgate I, em Amesterdão, por 89 milhões de euros, com uma rentabilidade inicial particularmente elevada: 9,50%. Este edifício é a sede da PricewaterhouseCoopers (PwC), uma das quatro maiores empresas de auditoria e consultoria do mundo, no país. Ambos os imóveis fazem agora parte da carteira do fundo Corum Origin.

“Estas aquisições refletem a estratégia que a Corum definiu para este ano, de utilizar os montantes captados juntos dos investidores no reforço da carteira de ativos, tirando partido das oportunidades que vão surgindo”, diz Miguel Costa Santos. “A Corum continuará a fazer novas aquisições de imóveis comerciais, sempre a preços que nos permitam garantir que geramos os melhores retornos”, acrescenta o Country Manager da Corum Portugal. Os fundos Corum Origin e Corum XL, disponibilizados em Portugal para pequenos aforradores, têm como objectivo alcançar rendibilidades de 6% e 5%, respectivamente.

O investimento em activos imobiliários comerciais revela-se particularmente eficaz em momentos de inflação ao garantir protecção contra a perda de valor das poupanças já que as rendas cobradas são, directa ou indiretamente, indexadas ao índice de preços no consumidor. E também porque o atual nível de juros cria oportunidades de investimento que asseguram taxas de rentabilidade elevadas através das rendas pagas por arrendatários de qualidade.

A Corum conta, atualmente, com 200 propriedades em 17 países europeus (15 deles em Portugal) e no Canadá, que estão arrendadas a mais de 400 empresas. A taxa de ocupação ascende a 96%, assegurando a rentabilidade do investimento realizado pelos acionistas dos seus fundos.