Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Actualidade
Construção e Imobiliário com a menor intenção de mudança de emprego em 2025 - revela Guia Hays

Imagem de zinkevych em Freepik

Construção e Imobiliário com a menor intenção de mudança de emprego em 2025 - revela Guia Hays

1 de julho de 2025

O sector da Construção e Imobiliário regista, este ano, a mais baixa intenção de mudança de emprego entre todos os sectores analisados, de acordo com os dados do Guia Hays 2025. Apenas 53% dos profissionais manifestam vontade de trocar de função — uma descida de 20 pontos percentuais face ao ano anterior.

Este dado, que traduz uma crescente estabilidade no sector, levanta simultaneamente preocupações num mercado já pressionado pela escassez de talento, elevados custos de construção e um profundo desequilíbrio entre oferta e procura habitacional. A falta de mobilidade pode comprometer a execução de projetos e o crescimento sustentado da área.

Tendências de retenção e valorização profissional

O estudo destaca ainda uma série de tendências relacionadas com a retenção de talento. Em 2024, 59% dos profissionais do sector foram aumentados e 8% promovidos, mas 65% recusaram ofertas de emprego, muitas vezes na sequência de contrapropostas feitas pelas empresas atuais.

Os benefícios mais valorizados incluem o trabalho flexível e o carro da empresa, enquanto os factores mais atrativos num potencial empregador são:


  • Oportunidades de desenvolvimento de carreira (67%)
  • Bom ambiente de trabalho (60%)
  • Pacote de benefícios competitivo (59%)

Os perfis mais procurados no setor continuam a ser Directores de Obra, Encarregados de Obra e Gestores de Projecto.

Construção sustentável ganha destaque

João Fonseca, Manager da Hays Portugal especializado no sector, sublinha que a construção enfrenta “obstáculos estruturais”, como a falta de profissionais qualificados, elevada carga fiscal, burocracia e aumento do preço das matérias-primas. A contínua falta de interesse dos jovens por Engenharia Civil agrava ainda mais o cenário.

“A resposta do mercado tem passado por novas soluções construtivas, como o uso de madeira e sistemas LSF (Light Steel Framing), impulsionados por exigências de eficiência energética e sustentabilidade ambiental”, explica João Fonseca. Certificações como LEED e BREEAM estão a ganhar cada vez mais peso, acompanhando a crescente exigência por construções sustentáveis.


Sobre o Guia Hays 2025

O Guia Hays 2025 analisa as principais tendências de emprego e salários em Portugal. Baseia-se num inquérito realizado em Novembro de 2024 junto de 2.800 profissionais qualificados e 900 empregadores. A publicação avalia motivações, expectativas, práticas salariais e desafios enfrentados por empresas e trabalhadores em múltiplos sectores da economia nacional.

PUB
AYH MAP2025
PUB
PUB
AYH MAP2025Newsletter
Habitação
Arrendar casa em Portugal ficou 3,5% mais caro em Junho, com Coimbra a liderar subidas
2 de julho de 2025