
Casas na Comporta
Cascais, Loulé e Lagos lideram na oferta de moradias de luxo à beira-mar
Entre Abril e Junho de 2025, foram colocadas à venda mais de 14 mil moradias de luxo junto ao mar em Portugal, segundo análise do Idealista baseada nos dados do portal, o que representa um crescimento de 10% face ao mesmo período de 2024.
Cascais, Loulé e Lagos destacam-se como os concelhos com maior número de imóveis de luxo disponíveis, cada um com mais de mil moradias à venda por valores superiores a um milhão de euros.
A expansão da oferta foi transversal a grande parte do território, com aumentos em 31 dos 44 concelhos analisados. Os crescimentos mais expressivos registaram-se na Madeira, com Santa Cruz (+91%) e Funchal (+85%), e na Margem Sul, onde Alcochete (+81%) e Setúbal (+79%) viram o número de anúncios disparar.
Também a procura por moradias de luxo aumentou em 18 concelhos, com especial destaque para a Póvoa de Varzim, onde a procura duplicou, e para Faro (+85%), Aljezur (+83%) e Lagos (+41%).
Quanto aos preços, Grândola lidera com o valor mediano mais elevado, atingindo os 2,7 milhões de euros no segundo trimestre, uma subida de 11% em termos homólogos. Em 10 municípios costeiros, incluindo Cascais, Lisboa, Loulé, Oeiras e Albufeira, o preço mediano de venda supera os 2 milhões de euros. No Porto, o valor médio ronda 1,7 milhões.