Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Actualidade
Câmara de Lisboa aprova hotel de 4 estrelas no Palácio Almada Carvalhais, Monumento Nacional do século XVI

 

Câmara de Lisboa aprova hotel de 4 estrelas no Palácio Almada Carvalhais, Monumento Nacional do século XVI

3 de julho de 2025

A Câmara Municipal de Lisboa aprovou a construção de um hotel de quatro estrelas no histórico Palácio Almada Carvalhais, no Largo do Conde Barão, freguesia da Misericórdia. O projecto prevê 110 unidades de alojamento, 23 lugares de estacionamento e um espaço reservado para tomada e largada de passageiros, junto ao palácio.

A proposta aprovada introduz alterações ao projecto inicial, incluindo uma ampliação com demolição parcial, a realizar durante a execução da obra. Subscrita pela vereadora do Urbanismo, Joana Almeida (eleita como independente pela coligação “Novos Tempos” – PSD/CDS-PP/MPT/PPM/Aliança), a proposta foi viabilizada com os votos contra do Bloco de Esquerda, PCP, Livre e Cidadãos por Lisboa, e a abstenção do PS.

Recorde-se que, em Abril de 2019, ainda sob liderança socialista, a autarquia tinha aprovado um projecto de reabilitação do imóvel para um hotel de cinco estrelas, com 64 unidades de alojamento. A versão agora validada reduz a classificação para quatro estrelas, mas quase duplica a capacidade, elevando-a para 110 unidades.

O imóvel foi adquirido em Agosto de 2023 pelos grupos holandeses ProWinko e SHG, numa transacção intermediada pela JLL e CBRE. Antes disso, o edifício encontrava-se sob gestão do Fundo Sete Colinas, representado em Portugal pela Silvip, que o havia comprado à Caixa Geral de Depósitos em 2014.





Um palácio renascentista e barroco no coração da cidade

Classificado como Monumento Nacional, o Palácio de Almada Carvalhais foi edificado por volta de 1545 por Rui Fernandes de Almada, banqueiro, feitor da Flandres e provedor da Casa da Índia. De planta rectangular e estrutura escalonada, o edifício desenvolve-se em torno de um pátio renascentista com colunas e capitéis de decoração vegetalista e antropomórfica. No extremo oeste, destaca-se ainda uma torre de cantaria quinhentista, sob a qual um túnel abobadado conduz ao pátio.

No interior, sobrevivem elementos decorativos de várias épocas, com destaque para a escadaria monumental do século XVIII, os estuques nos tetos, silhares de azulejos e uma janela de sacada encimada pelas armas da família Almada. Ao longo do século XX, o palácio foi fragmentado e utilizado por diversas entidades.



Imagens Google StreetView



Lisboa com mais de 200 hotéis de quatro estrelas

Com este novo projecto, Lisboa poderá somar mais uma unidade à sua oferta de hotéis de quatro estrelas, segmento que actualmente conta com cerca de 218 unidades, o que representa 13,6% dos estabelecimentos hoteleiros da cidade, segundo a plataforma especializada 4-star-hotels.world.

A capital portuguesa alberga no total 1.607 hotéis, distribuídos entre diversas categorias:

1 estrela – 7 unidades

2 estrelas – 32

3 estrelas – 128

4 estrelas – 218

5 estrelas – 108

Sem classificação formal – cerca de 1.114

A instalação de um hotel num edifício com valor patrimonial elevado como o Palácio Almada Carvalhais levanta, contudo, questões de equilíbrio entre reabilitação, conservação e exploração turística. Críticos da proposta alertam para os impactos de obras de demolição e ampliação num bem classificado, enquanto a autarquia defende a solução como uma forma de preservar o imóvel através da sua reativação funcional e abertura à cidade.

DI c/ Lusa

PUB
AYH MAP2025
PUB
PUB
AYH MAP2025Newsletter
Habitação
Arrendar casa em Portugal ficou 3,5% mais caro em Junho, com Coimbra a liderar subidas
2 de julho de 2025