CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Investimento em Construção com crescimento de 5,3% no 1º trimestre

15 de junho de 2022

No primeiro trimestre e de acordo com as Contas Nacionais Trimestrais, o Investimento em Construção registou um aumento homólogo de 5,3%, o que revela uma aceleração face aos crescimentos de 4,2% e 2% observados nos últimos dois trimestres. 

De acordo com a Análise de Conjuntura do sector da construção da AICCOPN, no mesmo sentido, o VAB do sector da construção aumentou 3,6%, em termos homólogos, variação superior aos 2,9% e 1,6%, apurados no 4º e 3º trimestres de 2021, respectivamente.

No que diz respeito ao licenciamento de obras de edificação e reabilitação pelas Câmaras Municipais, nos primeiros três meses de 2022 assistiu-se a uma ligeira redução de 0,2%, face ao mesmo trimestre de 2021, em resultado de um crescimento de 3,2% nos edifícios residenciais e de um decréscimo de 9,5% no licenciamento de edifícios não residenciais. Note-se que, relativamente ao número de fogos licenciados em construções novas verifica-se um aumento de 8%, em termos homólogos. Quanto aos custos de construção de habitação nova, registou-se, no mês de março, um aumento do índice de 11,6%, em termos homólogos, taxa que é superior em 3 pontos percentuais (p.p.) à observada no mês anterior (8,6%) e que resulta de variações homólogas de 15,3% no índice relativo à componente de materiais e de 6,4% no índice relativo à componente de mão de obra.

No mês de Abril observou-se uma aceleração do ritmo de crescimento do valor mediano da habitação para efeitos de crédito hipotecário, com um aumento de 13%, em termos homólogos.

No segmento da engenharia civil, assistiu-se a uma manutenção da tendência negativa quer no montante dos concursos de empreitadas de obras públicas promovidas, que apresenta uma redução de 14,8% nos primeiros 4 meses de 2022 face ao período homólogo de 2021, quer nos contratos de empreitadas celebrados e registados no Portal Base, verificando-se uma variação homóloga temporalmente comparável de - 52,3%2.

O consumo de cimento no mercado nacional, até abril 2022, registou um crescimento de 3,8% face a igual período do ano passado, totalizando 1.295,5 milhares de toneladas.