O licenciamento municipal de obras de construção nova e reabilitação de edifícios habitacionais, até ao final do mês de Setembro, registou um crescimento de 2,3% em termos homólogos acumulados, invertendo a tendência de queda anteriormente registada, refere a AICCOPN.
O índice Nível de Actividade na Reabilitação Urbana registou uma quebra de 0,7% face ao mesmo período do ano anterior, interrompendo o ciclo de crescimento observado nos meses anteriores, indica a AICCOPN.
O valor dos concursos de empreitadas de obras públicas promovidos, até ao final do mês de Outubro, atingiu os 7.061 milhões de euros, mais 39%, em termos homólogos, indica a AICCOPN.
No 3º trimestre, a estimativa do PIB aponta para um crescimento homólogo de 1,9%. No que diz respeito ao sector da construção, verifica-se também uma evolução positiva, com especial destaque para o mercado de obras públicas e para o crédito à habitação, revela a AICCOPN.
Na emissão de licenças de construção nova e reabilitação de edifícios habitacionais pelas Câmaras Municipais, até Agosto, observa-se uma estabilização,com uma variação de apenas -0,3%, indica a AICCOPN.
O índice Nível de Atividade das empresas permaneceu estável, com um ligeiro crescimento de 0,1% em relação ao mesmo período do ano anterior. Já o índice referente à Carteira de Encomendas registou uma recuperação mais expressiva, com uma variação positiva de 1,6%.
Até ao final de Setembro, o valor total dos concursos de empreitadas de obras públicas promovidos atingiu os 6.532 milhões de euros, representando um aumento de 37% em comparação com o mesmo período de 2023, indica a AICCOPN.
No 2º trimestre, segundo o INE, foram transacionados 37.125 alojamentos, totalizando 7.877 milhões de euros, mais 10,4% em transacções e de 14,1% no montante, face ao mesmo período de 2023.
Até ao final do mês de Julho, o licenciamento de fogos em construções novas registou um decréscimo de 4,8%, em termos homólogos, para um total de 18.766 habitações, indica a Síntese Estatística da Habitação da AICCOPN.
O montante dos concursos de empreitadas de obras públicas promovidos, até ao final de Agosto, totalizou 6.382 milhões de euros, mais 51%, face aos 4.224 milhões de euros apurados no período homólogo, indica a AICCOPN.