CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Internacional

 

 

El Corte Inglès quer obter 2.000 M€ com venda de imóveis

17 de maio de 2021

 O El Corte Ingles, o mega grupo ibérico, necessita de abater a sua dívida, apostando, simultaneamente, no comércio electrónico. O grupo de grandes armazéns pretende obter a curto prazo cerca de 2.000 milhões de euros. Para isso encarregou o banco francês BNP Paribas de encontrar investidores que desejem adquirir o seu portfólio de armazéns logísticos, a série de activos imobiliários que o grupo decidiu alienar em primeiro lugar. A notícia foi dada pelo jornal online El Confidencial.

Actualmente o grupo conta com uma divisão de logística de 1,2 milhões de metros quadrados entre 50 armazéns centrais e regionais. Tem também armazéns nos seus pontos de venda em Espanha e Portugal, entre os quais passam diariamente cerca de mil camiões de transportr. O BNP Paribas avaliou os bens logísticos agora em venda, em cerca de 400 milhões de euros, onde trabalham cerca de 5.000 pessoas.

Após esta primeira operação, segundo os responsáveis do El Corte Inglès, outros activos imobiliários serão postos no mercado.

A administração do El Corte Inglés já tinha por objectivo diminuir a sua elevada dívida bancária, em parte pela necessidade de se adaptar às novas alternativas de comércio electrónico, mas a crise originada pela pandemia mais veio acelerar essa necessidade. Desde maio de 2020, segundo o El Economista, a empresa abateu à dívida 679 milhões de euros e reduziu a dívida líquida em 17% em apenas três meses, deixando a dívida em 3.266 milhões de euros, conseguindo dessa forma reforçar substancialmente a sua liquidez.