CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Internacional

 

 

 

Duas empresas portuguesas investem em novo hospital universitário nos Emirados Árabes

26 de outubro de 2021

O novo hospital universitário de Fujairah, nos Emirados Árabes Unidos, que representa um investimento superior a 130 milhões de euros, tem como investidores as empresas portuguesas IGHS e VHM, foi ontem anunciado.

A empresa Idealmed GHS (IGHS), com sede em Coimbra, que integra o International Group of Healthcare Services, “formalizou na passada terça-feira o contrato para a participação societária e gestão de um novo Hospital Universitário privado, no Emirado de Fujairah, num investimento que ascende a 130 milhões de euros e que conta com o envolvimento directo do governo local através da Fudjairah Investment Establishment, sociedade gestora de participações sociais”, refere a empresa .

Segundo a nota, a IGHS junta-se na estrutura societária à empresa VHM – Coordenação e Gestão de Projetos, SA, “responsável pela gestão global do desenvolvimento deste projecto e com quem o grupo materializou todo o desenvolvimento de um dos mais icónicos hospitais de toda a região do médio oriente, o ‘Oman International Hospital (OIH)’, cujo investimento ascende os 100 milhões de euros, e no qual a empresa de Coimbra assume igualmente a condição de acionista e de operador geral”.

Para José Alexandre Cunha, ‘chairman’ da IGHS, citado no comunicado, “este é mais um enorme contributo para a afirmação do grupo no contexto internacional e de partilha com a VHM”.

 

Contributo das universidades portuguesas

“A nossa presença na Ásia e no Médio Oriente continua a cimentar-se de forma assinalável, relevando o reconhecimento de importantes parceiros locais ao trabalho que temos vindo a desenvolver”, acrescenta.

Sobre a parceria com a VHM, o ‘chairman’ da IGHS afirma “ser um privilégio o desenvolvimento de outro grande projecto em conjunto”.

Segundo a IGHS, o Hospital Universitário de Fujairah conta ainda com o envolvimento de universidades portuguesas.

“Integrando uma Escola Universitária de Ciências da Saúde, estão já a ser criadas as bases para o contributo de instituições de ensino superior portuguesas na definição pedagógica e de docência dos cursos a ministrar bem como para a celebração de protocolos de intercâmbio de alunos”, adianta.

Ainda de acordo com a nota, “a relação entre a liderança das duas empresas portuguesas iniciou-se em 2009, tendo a VHM sido responsável pela coordenação de projectos e fiscalização do Hospital da Idealmed em Coimbra, hoje Hospital da Luz Coimbra”.

Lusa/DI