CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Sustentabilidade

Energias renováveis

A produção renovável abasteceu 49% do consumo de energia em Portugal no mês de Abril

18 de maio de 2023

De Janeiro a Abril, a produção renovável abasteceu 67% do consumo, que compara com 50% em igual período do ano passado, avança a Lisboa E-Nova, Agência de Energia e Ambiente.

O consumo de energia eléctrica em Abril totalizou 3 781 GWh, o que representa uma queda homóloga de 5,6% (-2,8% com ctdu - Correção de temperatura e dias úteis). A produção renovável abasteceu 49% do consumo (hídrica: 11%; eólica: 22%; biomassa: 7%; solar: 9%), a não renovável 14,5%, enquanto os restantes 36,5% correspondem ao saldo importador. 



O preço médio aritmético da eletricidade produzida em Abril fixou-se em 76,96 euros/MWh, o que representa uma descida, face ao mês anterior, de 14%. Recorde-se que Abril de 2022 foi um dos meses com elevados preços no mercado grossista de electricidade, com o preço médio a alcançar 192  euros/MWh. Em termos homólogos, Abril regista uma queda de 60%.

A cotação do Gás Natural (Dutch TTF) encontrava-se, em final de Abril, em 37 euros/MWh (durante 2022 variou entre 65 e 337  euros/MWh) e as Licenças de Emissão (EUA) em 90 euros/t (em 2022 variaram entre 58 e 98 euros/t). Nesta conjuntura, a valorização do gás natural e das licenças de emissão influenciam os sucessivos aumentos do preço de produção. Adicionalmente o mercado ibérico adota o sistema marginalista europeu, em que todos os produtores recebem o mesmo pela eletricidade produzida, que corresponde ao preço cobrado pela última central a satisfazer as necessidades em cada hora. Situações de redução de oferta renovável (efeito intermitência), combinado com aumento da procura, induzem a formação de preços ditados pelas centrais térmicas (com custos de produção agravados pela conjuntura).