Obra deverá arrancar em 2027 e custar 120 milhões de euros
A Associação Just a Change venceu o Prémio LIGAR – Energia para Todos, promovido pelo Observatório Nacional da Pobreza Energética (ONPE).
Em Novembro, 74,3% da electricidade produzida em Portugal Continental teve origem em fontes renováveis (3 081 GWh), mais 8,3% do que no mês anterior, revela a APREN.
A empresa portuguesa Goldbreak desenvolveu o primeiro projecto da Península Ibérica a integrar um sistema de armazenamento de energia de 1 MWh gerido por Inteligência Artificial.
A eficiência energética está a tornar-se um fator decisivo na valorização dos imóveis. João Pina, sócio fundador da HYPE7 explica como a empresa desenvolveu soluções digitais que ajudam promotores, investidores e utilizadores finais a gerir melhor o consumo de energia e a reduzir custos de operação.
A ANFAJE recomenda ao Governo a manutenção de juros baixos para viabilizar o novo apoio à eficiência energética nas habitações.
A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) foi escolhida e financiada em 5,4 milhões de euros pela Comissão Europeia para liderar o projecto INNO-TREC.
O Centro Cultural de Belém acolhe, na terça e quarta-feira, o 2.º Encontro Nacional do Pacto de Autarcas para o Clima e Energia, promovido pela ADENE para debater o papel dos municípios na acção climática.
A plataforma “Renovar Casa”, criada pela DECO PROteste em parceria com dez organizações europeias, já foi consultada por 20 mil consumidores.
A EDP prevê investir cerca de 12 mil milhões de euros entre 2026 e 2028, concentrando-se nas energias renováveis e nas redes de electricidade.