CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

Imagem "About Spaces Archviz"

A «futura» Praça do Martim Moniz em exposição até 15 de Abril

25 de março de 2024

A Câmara Municipal de Lisboa montou uma exposição na Praça do Martim Moniz para mostrar as propostas submetidas no concurso internacional de requalificação desta praça da cidade. Até dia 15 de Abril, todos os visitantes da Praça do Martim Moniz vão poder ver 60 painéis que contam a história desta zona da cidade, detalham o processo participativo que levou à identificação dos critérios essenciais da intervenção, e que culminou na escolha da proposta vencedora aprovada na reunião da Câmara Municipal de 22 de Novembro de 2023.

A exposição leva-nos numa viagem pela História desta zona da cidade de Lisboa, antes ainda de ser conhecida como a Praça do Martim Moniz, e explica os passos que levaram até ao processo participativo da actual proposta de requalificação.



Imagens "About Spaces Archviz"


A requalificação da Praça Martim Moniz é uma peça fundamental na estratégia de intervenção no espaço público do Centro Histórico. O projecto vencedor, intitulado “O Mundo inteiro Cabe Aqui” resulta directamente do programa de intervenção e dos termos de referência do concurso público internacional, lançado após um processo participativo onde a população demonstrou o desejo forte da criação de um jardim para a Praça do Martim Moniz.

O projecto, selecionado por um júri de especialistas em arquitectura, arquitetura paisagista, e engenharia civil, e validado em reunião de Câmara, irá transformar a Praça do Martim Moniz valorizando o espaço público e o tecido urbano envolvente.



Imagens "About Spaces Archviz"


O projeto vencedor dedica toda a área central da praça à criação de um jardim, com diversidade de espaços e usos que procuram acolher os diferentes utilizadores do espaço e atrair novos utilizadores. É também proposta a reorganização da circulação viária de forma a libertar o máximo de espaço público para a circulação pedonal.

Na exposição são também apresentadas todas as propostas concorrentes. O Júri ordenou as propostas de acordo com a melhor resposta ao programa e critérios definidos no caderno de encargos, tendo sido atribuído prémio às primeiras cinco classificadas. A proposta vencedora escolhida pelo júri é da autoria de Filipa Cardoso de Menezes & Catarina Assis Pacheco – Arquitectura Paisagista, a quem será adjudicado o contrato para elaboração do projecto.

Veja o vídeo AQUI

Imagens do projecto vencedor: "About Spaces Archviz"