
Worten e Merlin Properties vão construir a maior plataforma logística em Portugal
A Worten e a Merlin Properties vão construir o Worten Orders Park, aquele que será o maior centro logístico alguma vez desenvolvido em Portugal, com um total de 115 mil m². no Parque Logístico Lisboa Norte, em Castanheira do Ribatejo, no concelho de Vila Franca de Xira. Sob a assinatura “O teu desejo é uma order. Tudo parte daqui”, o novo espaço foi pensado para servir toda a operação logística da Worten, abastecendo a rede de mais de 200 lojas na Península Ibérica e reforçando a agilidade das operações no marketplace digital da retalhista portuguesa.
Para a MERLIN Properties, responsável pela construção da nova plataforma logística, este projeto representa mais um passo estratégico na consolidação do seu portefólio logístico em Portugal. A empresa, com origem em Espanha, é hoje uma das maiores sociedades imobiliárias da Península Ibérica, cotada no IBEX 35 e na Euronext Lisbon e tem vindo a reforçar a sua presença no mercado português através de investimentos em ativos de elevada qualidade e impacto económico. Com forte foco na sustentabilidade, inovação e localização estratégica, a MERLIN tem como missão desenvolver infraestruturas que respondam às necessidades do presente e do futuro.
A nova plataforma logística assume-se como um marco na modernização da cadeia de abastecimento da Worten, reforçando a sua posição de liderança no retalho tecnológico e eletrónico, enquanto cria as bases para o crescimento futuro da marca e a expansão da operação internacional. A centralização de toda a logística num único hub, mais tecnológico e eco-eficiente, permitirá ganhos significativos de produtividade, maior disponibilidade de stock, redução de custos operacionais e prazos de entrega mais reduzidos. Adicionalmente, a infraestrutura foi pensada para responder às necessidades do negócio B2B da Worten, agilizando o aprovisionamento das suas lojas.
O projeto contribuirá também para o desenvolvimento económico da região de Vila Franca de Xira, através da criação de emprego qualificado e do investimento direto no território.
A inauguração da infraestrutura está prevista para 2028, e o projeto será desenvolvido com os mais elevados padrões de eficiência energética e tecnológica, em linha com os compromissos Environmental, Social and Governance (ESG) de ambas as empresas.
No evento de arranque da obra estiveram presentes Ismael Clemente, da MERLIN Properties, Mário Pereira, COO da Worten, Pedro Chainho, Head of Supply Chain da Worten, Marcelo Martins, Director of Logistics Warehouse Management da Worten, assim como Fernando Paulo Ferreira, Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira.
Para Pedro Chainho, Head of Supply Chain da Worten, “o Worten Orders Park não é apenas um investimento logístico, é uma aposta estratégica para o futuro do nosso negócio. Num contexto cada vez mais exigente, em que o cliente espera respostas rápidas, soluções flexíveis e uma experiência integrada entre canais, este novo espaço vai permitir-nos exatamente isso. Esteticamente, vai também ser um espaço diferenciador e disruptivo, diferente do que se vê habitualmente num armazém tradicional. Com uma infraestrutura moderna, mais tecnológica e automatizada, por um lado, e preparado para promover a integração e o bem-estar dos nossos colaboradores, por outro=. Estamos a criar as condições certas para continuarmos a liderar e a diferenciar-nos no retalho tecnológico, em Portugal e além-fronteiras."
Ismael Clemente, CEO da MERLIN Properties, afirma:
“Portugal tem sido um mercado-chave para a MERLIN desde que chegámos pela primeira vez a Lisboa, em 2015. A Plataforma Logística Lisboa Norte representa um verdadeiro ponto de viragem no mercado logístico do país, tradicionalmente fragmentado, ao oferecer um espaço de grande dimensão que responde à necessidade dos operadores. O armazém que iremos desenvolver juntamente com a Worten é o melhor exemplo possível da nova era do setor logístico, que enfrenta novos desafios, que representam uma oportunidade para consolidar um mercado mais eficiente, sustentável e inovador. Será também a demonstração de como o negócio online e o retalho físico podem coexistir, já que estará adaptado para servir estas duas realidades comerciais.”