CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

Jorge Bota, Managing Partner da B. Prime

Volume de negócios de investimento ascende a 3.2 mil milhões de euros em Portugal

16 de março de 2023

O segmento de investimento em imobiliário comercial registou uma variação de +55% para um valor próximo de 3.2 mil milhões de euros, em 2022, revela o Prime Watch da B. Prime.

No segmento de investimento existe ainda uma expectativa no aumento de operações de sale & leaseback de modo a contornar eventuais dificuldades de tesouraria, devido ao aumento das taxas de juro.

Os critérios ESG são uma componente incontornável e são cada vez mais determinantes na valorização dos imóveis e na sua procura, tanto para compra, como para arrendamento.

O Prime Watch destaca, igualmente, o crescimento que deverá continuar a manter-se na criação de Sociedades de Investimentos Imobiliário de Capital Fixo (SICAFI’S) visando obter uma maior eficiência fiscal.

No mercado de arrendamento, a oferta continua a ser diminuta, principalmente no segmento dos escritórios e logística, o que faz com que o regime de pré-arrendamento continue a ter uma enorme preponderância na área disponível; ou seja, muitos edifícios ainda antes de estarem concluídos já estarão ocupados.

O estudo que volta a ser lançado pela B. Prime, também destaca a falta generalizada de oferta, em todos os segmentos, o que potencia uma pressão nas rendas com aumentos muito expressivos. Nomeadamente, nalgumas zonas da cidade de Lisboa, estes aumentos registaram oscilações na ordem dos 20%, em apenas um ano.

Segundo Jorge Bota, Managing Partner da B. Prime, “existem enormes expectativas para o ano de 2023, nomeadamente a partir do 2º semestre em que acreditamos que haverá um retoma do mercado de investimento, após o abrandamento que estamos a viver nestes primeiros meses do ano e que deverá arrastar-se até Junho. Neste momento muitos investidores estão a aguardar pela estabilização das taxas de juro, que se espera venha a acontecer a partir do segundo semestre. No decorrer deste ano, a dinâmica nos segmentos da logística e de escritórios vai continuar a ser robusta e estes serão certamente os ativos mais procurados pelos investidores”.

O Prime Watch faz um balanço anual dos diferentes segmentos do imobiliário comercial: escritórios, logístico, retalho e investimento; no que diz respeito a volume de negócios, operações efectuadas, caracterização da procura e da oferta. Este estudo revela igualmente valores de ocupação, rendas e yields, para além de apontar uma série de tendências e expectativas para este ano de 2023.