Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Actualidade
Avenida da Liberdade, Lisboa

Avenida da Liberdade, Lisboa

Transacções imobiliárias diminuíram em 2023 igualando o valor de 2021

13 de junho de 2024

No mais recente Relatório do Índice de Preços Alfredo, realizado em parceria com o Doutor Finanças, verifica-se que o volume de transacções diminuiu 3,8 mil milhões de euros, igualando o valor transaccionado de 2021.

Até Dezembro de 2023, foram transaccionados 18,7% menos imóveis relativamente ao mesmo período do ano anterior, correspondendo a um volume de negócios de 28 mil milhões de euros, menos 3,8 mil milhões face a 2022. Apesar desta descida, 2023 representa a segunda maior capitalização do mercado imobiliário desde 2009, ano em que a Alfredo começou a registar dados.

Tempo de Pagamento da Habitação em Lisboa

O relatório indica ainda que os lisboetas demoram mais de 60 anos a pagar uma casa de 100 m². Alfredo calcula a taxa de esforço relacionando o valor mediano da avaliação bancária para um imóvel de 100 m² e o salário médio anual dos habitantes em cada município, considerando que são alocados 30% do salário para o pagamento da habitação. Em Lisboa, esta taxa de esforço indica que cada habitante demora, em média, 62 anos a pagar por 100 m². Em contraste, um habitante da Guarda leva em média 22 anos a pagar um imóvel de 100 m², observando-se um decréscimo no preço da habitação de 6,3%.

Aumento da Construção e Disponibilidade de Imóveis 

Houve um aumento de 1,89% no número de imóveis disponíveis no mercado em maio de 2024, comparativamente a maio de 2023. Desde que a Alfredo começou a registar, o preço da nova construção nunca esteve tão alto, com um índice de custo médio de 120, e uma média de 2394 novos fogos licenciados. Nos últimos quatro anos, o índice de custo de novas construções aumentou 25,53% e o número de fogos licenciados cresceu 11,97%. 

Quedas Significativas em Portalegre e Castelo Branco 

Em Maio, o preço dos imóveis em Portalegre caiu 27,3% face ao mesmo mês de 2023, em Castelo Branco a queda foi de 24,9%, e na Guarda de 17,0%. Nestes distritos, o m² também é mais barato, com valores de 458 euros, 452 euros e 444 euros, respectivamente.

Estabilização dos Preços nas Ilhas e Aumento nos distritos de Viseu, Braga, Aveiro e Leiria 

O preço da habitação em Ponta Delgada e Funchal estabilizou em Maio, com aumentos de apenas 1,4% e 0,6% respectivamente, relativamente ao mês anterior. No último ano, Ponta Delgada tinha registado um aumento de 20,1% e o Funchal de 17,1%, colocando o Funchal no pódio dos distritos com o preço mais alto por m² (3086 euros), só ultrapassado pelo Porto (3235 euros) e Lisboa (4760 euros).

Em contrapartida, os preços da habitação em Viseu, Braga, Aveiro e Leiria mantêm uma tendência crescente, com aumentos bastante acima dos 2% no mês de Maio.

Évora é o distrito onde se vende mais rápido 

Évora é o distrito onde os imóveis são vendidos mais rapidamente: um apartamento demora, em média, 89 dias até ser vendido e as moradias 134 dias. Em contraste, cidades como Viana do Castelo (175 dias), Castelo Branco (166 dias), Ponta Delgada e Guarda (165 dias) têm tempos de venda mais longos. Em Vila Real, Portalegre, Guarda e Faro, as moradias ficam no mercado por sete ou mais meses. 

Invista em Portalegre e obtenha um retorno de 6% no primeiro ano 

Investir em Portalegre pode garantir um retorno de 6% no primeiro ano. A yield para apartamentos no distrito de Portalegre é de 6,2%, e para moradias em Santarém e Guarda é de 6,7%. Este valor resulta da divisão da receita anual pelo investimento imobiliário, indicando o percentual de investimento recuperado um ano após o investimento. A Alfredo obtém o valor médio do mercado de arrendamento por distrito e relaciona com o valor de venda de imóveis com as mesmas características e tipologia, utilizando dados de mais de 20 fontes de informação.

PUB
1.ª Beach Party DI
PUB
PUB
MAP2026AYH ESAI
Habitação
Câmara do Porto atribuiu 300 habitações sociais por ano nos últimos quatro anos – revela vereadora
20 de janeiro de 2026