CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Escritórios

 

Taxas de ocupação de escritórios sobem na Europa

3 de agosto de 2022

De acordo com a mais recente análise da Savills, a zona CBD de Paris (54%) e as cidades de Madrid (52%) e Colónia (47%) foram os mercados que registaram as taxas ocupação de escritórios mais elevadas da Europa, no mês de Junho de 2022. A taxa média de ocupação de escritórios na Europa durante este intervalo temporal foi de 43%, a maior percentagem desde Fevereiro de 2020. A consultora imobiliária internacional refere que, antes da pandemia, a ocupação dos espaços de escritório se situava entre os 70-75%, reflectindo uma utilização optimizada dos espaços de escritórios.

Mike Barnes, Associate Director, European Research, Savills, afirma que “as taxas de ocupação de escritórios na Europa continuaram com uma trajectória ascendente no mês de Junho, no entanto, será necessário algum tempo até se verificar uma estabilização deste indicador. A Covid-19 tem um impacto cada vez menor nas taxas de ocupação de escritórios e, a velocidade de regresso ao escritório, está a aumentar” - garante.

Tim Bretten, Director, Cross Border Property Management EMEA, Savills, refere que "em todos os mercados de escritórios analisados, a terça e quarta-feira são os dias com os níveis de ocupação mais elevados, com a taxa a cair cinco pontos percentuais à segunda e quinta-feira sendo que, a sexta-feira, é o dia menos popular entre os ocupantes.”

Frederico Leitão de Sousa, Head of Corporate Solutions da Savills Portugal afirma que “Lisboa não foge à tendência destes mercados europeus e é cada vez mais o destino de empresas multinacionais, principalmente na área de IT. Se durante a pandemia se questionou a utilidade e o futuro dos espaços de escritórios, o regresso gradual à rotina diária provou que os escritórios são absolutamente fundamentais para as organizações, não só pelo facto de ser um activo decisivo para a atracção e manutenção de talento, mas também por ser um importante veículo de transmissão de cultura e valores.”