
Setúbal ganha nova centralidade urbana com o lançamento do empreendimento Parque da Cidade – Riverside Living
O novo empreendimento Parque da Cidade – Riverside Living, apresentado esta quarta-feira em Setúbal, foi destacado pela presidente da Câmara Municipal, Maria das Dores Meira, como um projecto “marcante” para a transformação da zona nascente da cidade, ao combinar habitação, comércio, serviços e amplas zonas verdes.
Promovido pelo Grupo Madre, o projecto integra 16 lotes e perto de 700 apartamentos, distribuídos por nove hectares de construção, incluindo ainda quatro mil metros quadrados destinados a comércio e um parque urbano de grande dimensão. A autarca sublinhou que esta intervenção surge numa área “expectante e devoluta há décadas” e ganha relevância “num contexto geral de muita procura e pouca oferta” habitacional.

A presidente do município, Maria de Dores Meira, planta a oliveira que simboliza o arrnque do projecto. Foto CMS
Maria das Dores Meira destacou também a criação de “um novo pulmão verde para Setúbal”, composto por mais de 500 árvores e 10 mil arbustos, inserido num plano mais amplo de reforço ecológico. O futuro corredor verde ligará a nova urbanização ao restante tecido urbano, criando zonas de descanso, percursos naturais e vistas abertas até ao centro da cidade.
O empreendimento enquadra-se num conjunto mais vasto de operações previstas para a zona nascente da cidade sadina, incluindo novos serviços, equipamentos públicos e um futuro campus da justiça. A autarca agradeceu ao Grupo Madre “o arrojo e a coragem” de avançar com um investimento desta escala, referindo que “o primeiro é sempre quem mais arrisca e quem mais acredita”.
O director do projecto, André Moura, sublinhou que o Parque da Cidade – Riverside Living foi “pensado à escala urbana e desenhado com proximidade, a pensar nas pessoas”, num contexto nacional marcado pela falta de habitação e pressão imobiliária. O parque urbano, com mais de 30 mil metros quadrados, deverá ficar concluído em Fevereiro de 2026 e inclui circuitos pedonais e cicláveis, parque infantil, praça central e coworking.
A cerimónia integrou a plantação simbólica de uma oliveira e assinalou o início da construção dos três primeiros edifícios, que somam 158 apartamentos. A conclusão está prevista para o primeiro semestre de 2028, sendo que todo o empreendimento deverá estar concluído num prazo estimado entre seis e oito anos.
















