
Capa do catálogo: Aino e Alvar Aalto, Nova Iorque, 1940. Foto de Herbert Matter, Alvar Aalto Museum
Serralves inaugura exposição dedicada ao legado arquitectónico de Alvar Aalto
O Museu de Serralves, no Porto, inaugura esta sexta-feira uma exposição dedicada ao arquitecto finlandês Alvar Aalto (1898–1976), apresentando 31 projectos emblemáticos do seu estúdio, desenvolvidos em colaboração com as suas duas mulheres, Aino e Elissa. A mostra, patente até 4 de Janeiro de 2026 na ala Álvaro Siza, assinala os 50 anos da morte de Aalto e os 31 anos do desaparecimento de
Com curadoria de António Choupina, a exposição resulta de uma parceria com o Museu Alvar Aalto, na Finlândia, e destaca a influência determinante das duas arquitectas na obra do finlandês, muitas vezes ofuscadas pela notoriedade do nome Aalto.
A par de projectos icónicos como o Sanatório de Paimio ou a Biblioteca Viipuri, a exposição inclui maquetas, peças de design e referências ao impacto da obra de Aalto em Portugal, nomeadamente na trajectória de Álvaro Siza Vieira, que viria a ser distinguido com a medalha Alvar Aalto em 1988.
A mostra sublinha também a dimensão humanista e experimental do arquitecto, responsável pela criação de uma linguagem moderna com raízes locais, e pela fundação da Artek, loja de design que se tornou referência mundial. O percurso expositivo inclui ainda uma instalação inspirada na aurora boreal e uma maquete de barco construída por Aalto, símbolo do seu lado lúdico e do espírito livre que marcou a sua carreira.
DI/Lusa