
Companhia das Culturas, em Castro Marim, da autoria do atelier Ressano Garcia Arquitectos
Ressano Garcia Arquitectos foi um dos vencedores da 2.ª Edição do Prémio de Arquitectura do Algarve’22
O projecto Companhia das Culturas, em Castro Marim, da autoria do atelier Ressano Garcia Arquitectos, venceu a 2ª edição do Prémio de Arquitetura do Algarve’22, na categoria “Equipamentos, Serviços e Indústria”.
No sentido de divulgar a importância da Arquitetura da região e consequentemente reconhecendo o mérito dos seus membros, a segunda edição do Prémio de Arquitetura do Algarve, foi instituído pela Secção Regional do Algarve da Ordem dos Arquitectos.
O objetivo foi promover e incentivar a qualidade arquitetónica, a dignificação da imagem urbana e a valorização e salvaguarda do património do Algarve.
Este galardão destinou-se a premiar os arquitectos autores de obra construída no Algarve, pública ou privada, que se evidenciasse pela sua qualidade arquitectónica e construtiva.
Foram a concurso 23 obras: Categoria A- Habitação Unifamiliar ou Bifamiliar – 13 obras; Categoria B – Habitação Coletiva – 2 obras; Categoria C – Equipamento, Serviços e Indústria – 4 obras; Categoria D – Reabilitação e Património - 4 obras; Categoria E – Arquitetura e Paisagem - não registámos qualquer candidatura.
De acordo com o regulamento do prémio, os jurados escolhidos para esta segunda edição foram: Arquitecta Mónica Rosa, representante da SR Algarve da OA; Arquitecto Carlos Martins, representante da Agência Portuguesa do Ambiente-Administração da Região Hidrográfica do Algarve; Arquitecto Carlos Mercês, representante da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve; Arquitecta Lenea Andrade, representante da Direção Regional de Cultura do Algarve; Arquitecto Mário Martins, arquitecto convidado, vencedor das categorias de Habitação Coletiva e Reabilitação da 1ª. Edição do PAA.
Além do atelier Ressano Garcia Arquitectos, saíram outros vencedores:
- Arquitecta Filipe Rodrigues, Inês Vicente e Marta Frazão, do Atelier Data – vencedores do Prémio na Categoria A - Habitação Unifamiliar ou Bifamiliar, com a Casa Cabrita Moleiro, em Lagoa.
- Arquitecto Miguel Alexandre Saraiva, do atelier Saraiva e Associados – vencedor do Prémio na Categoria B - Habitação Coletiva, com o One Vilamoura, em Loulé.
- Arquiteto Víctor Mestre, do atelier VMSA Arquitectos Lda– vencedor do Prémio na Categoria D – Reabilitação e Património, com o Solar da Música Nova, em Loulé.
- Arquitecto Hilária Neto e João Regal, do atelier LADO A.D. – vencedores da Menção Honrosa na Categoria A - Habitação Unifamiliar ou Bifamiliar, com a Casa RR, em Aljezur.
- Arquitecto Joana Fernandes, do atelier Joana Fernandes Arquitecta – vencedora da Menção Honrosa na Categoria C – Equipamentos, Serviços e Indústria, com a Adega Quinta do Canhoto, em Albufeira.
- Arquitecto Bruno Oliveira, João Soares e Marlene dos Santos, do Estúdio ODS – vencedores da Menção Honrosa na Categoria D – Reabilitação e Património, com a Reabilitação do Antigo Atlético Sporting Clube, em Loulé.