CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

Companhia das Culturas, em Castro Marim, da autoria do atelier Ressano Garcia Arquitectos

Ressano Garcia Arquitectos foi um dos vencedores da 2.ª Edição do Prémio de Arquitectura do Algarve’22

8 de março de 2023

O projecto Companhia das Culturas, em Castro Marim, da autoria do atelier Ressano Garcia Arquitectos, venceu a 2ª edição do Prémio de Arquitetura do Algarve’22, na categoria “Equipamentos, Serviços e Indústria”.

No sentido de divulgar a importância da Arquitetura da região e consequentemente reconhecendo o mérito dos seus membros, a segunda edição do Prémio de Arquitetura do Algarve, foi instituído pela Secção Regional do Algarve da Ordem dos Arquitectos.

O objetivo foi promover e incentivar a qualidade arquitetónica, a dignificação da imagem urbana e a valorização e salvaguarda do património do Algarve.

Este galardão destinou-se a premiar os arquitectos autores de obra construída no Algarve, pública ou privada, que se evidenciasse pela sua qualidade arquitectónica e construtiva.

Foram a concurso 23 obras: Categoria A- Habitação Unifamiliar ou Bifamiliar – 13 obras; Categoria B – Habitação Coletiva – 2 obras; Categoria C – Equipamento, Serviços e Indústria – 4 obras; Categoria D – Reabilitação e Património - 4 obras; Categoria E – Arquitetura e Paisagem - não registámos qualquer candidatura.

De acordo com o regulamento do prémio, os jurados escolhidos para esta segunda edição foram: Arquitecta Mónica Rosa, representante da SR Algarve da OA; Arquitecto Carlos Martins, representante da Agência Portuguesa do Ambiente-Administração da Região Hidrográfica do Algarve; Arquitecto Carlos Mercês, representante da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve; Arquitecta Lenea Andrade, representante da Direção Regional de Cultura do Algarve; Arquitecto Mário Martins, arquitecto convidado, vencedor das categorias de Habitação Coletiva e Reabilitação da 1ª. Edição do PAA.

Além do atelier Ressano Garcia Arquitectos, saíram outros vencedores:

- Arquitecta Filipe Rodrigues, Inês Vicente e Marta Frazão, do Atelier Data – vencedores do Prémio na Categoria A - Habitação Unifamiliar ou Bifamiliar, com a Casa Cabrita Moleiro, em Lagoa.

- Arquitecto Miguel Alexandre Saraiva, do atelier Saraiva e Associados – vencedor do Prémio na Categoria B - Habitação Coletiva, com o One Vilamoura, em Loulé.

- Arquiteto Víctor Mestre, do atelier VMSA Arquitectos Lda– vencedor do Prémio na Categoria D – Reabilitação e Património, com o Solar da Música Nova, em Loulé.

- Arquitecto Hilária Neto e João Regal, do atelier LADO A.D. – vencedores da Menção Honrosa na Categoria A - Habitação Unifamiliar ou Bifamiliar, com a Casa RR, em Aljezur.

- Arquitecto Joana Fernandes, do atelier Joana Fernandes Arquitecta – vencedora da Menção Honrosa na Categoria C – Equipamentos, Serviços e Indústria, com a Adega Quinta do Canhoto, em Albufeira.

- Arquitecto Bruno Oliveira, João Soares e Marlene dos Santos, do Estúdio ODS – vencedores da Menção Honrosa na Categoria D – Reabilitação e Património, com a Reabilitação do Antigo Atlético Sporting Clube, em Loulé.