
Politécnico de Leiria lidera construção de residências estudantis em Portugal
O Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria) é a instituição de ensino superior com mais projectos em curso de construção e reabilitação de residências estudantis em Portugal, num investimento total de 31 milhões de euros, financiado em grande parte pelo Plano Nacional de Alojamento no Ensino Superior (PRR).
Ao todo, estão em marcha nove empreitadas em 13 edifícios nas cidades de Leiria, Caldas da Rainha, Peniche e Pombal. O IPLeiria participa ainda em mais três projectos em parceria com os municípios da Batalha, Marinha Grande e Torres Vedras. O objectivo é duplicar a oferta de camas, atingindo as 1.377 já no ano letivo 2026/2027.
Segundo o presidente da instituição, Carlos Rabadão, o investimento visa não apenas responder à escassez de alojamento, mas também garantir condições que promovam o sucesso académico, sobretudo para estudantes em situação de vulnerabilidade.
Leiria destaca-se ainda no panorama nacional como um dos distritos com alojamento estudantil mais acessível, com um preço médio de 270 euros por quarto, abaixo da média nacional de 415 euros.